Termina nesta terça-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

Cerca de 21 milhões de pessoas ainda não receberam a dose em todo o Brasil

Cleide Magalhães
fonte

Nesta terça-feira (30) é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o País. Estima-se que cerca de 21 milhões de pessoas ainda não receberam a dose. A meta no Brasil é vacinar 90% dos grupos prioritários, e, até a manhã desta segunda (29), foram vacinados 84% do público-alvo. No Pará a meta de vacinação é de 1.911.628. Já em Belém é de 433.798 pessoas dos grupos de risco.

Os Centros de Saúde e Unidades de Saúde no Estado e em Belém seguem vacinando. A Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ainda não informaram como está o alcance da metas, e devem se manifestar ainda nesta segunda (29). 

Em todo o País, esta terceira e última fase iniciou 11 de maio e foi prorrogada até terça (30), para tentar alcançar mais 28,3 milhões de brasileiros. Ainda segundo o Ministério da Saúde, quem deixou de se imunizar nas etapas anteriores ainda pode se vacinar. Para isso, basta procurar por centros ou unidades de saúde no País. 

A vacina contra a gripe (Influenza) é de graça e importante, pois protege contra a gripe e ajuda a evitar a sobrecarga no Sistema de Saúde - o que pode piorar, ainda mais, a situação dos hospitais em tempos da pandemia do novo coronavírus, que leva à covid-19. 

Devem se vacinar pessoas que compõem os grupos prioritários: idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas com indicação médica, funcionários do sistema prisional, adolescentes sob medidas protetivas e a população privada de liberdade. 

Além de profissionais das forças de salvamento e segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, pessoas com deficiência física, indígenas, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, mulheres no pós-parto, professores de escolas públicas e privadas e pessoas, de 55 a 59 anos.

Demora nas filas em Belém 


Aos 56 anos de idade, a aposentada Magali Souza, diz que é importante receber a dose da vacina. "Eu já tive covid-19 e vim vacinar contra a gripe, porque o vírus H1N1 também mata, né? É um vírus que todos os anos circula e temos que nos cuidar e nos prevenir, para evitar o pior até para não acumular vírus no organismo ao mesmo tempo", afirma a aposentada, que nem demorou para ser atendida na Unidade de Saúde da Cremação, em Belém, logo cedo desta segunda (29). 

Alexandre Quadros da Silva tem 55 anos e é agente de portaria. Para ele, a vacina contra a gripe é também fundamental para ajudar na prevenção da saúde e da vida. Também na manhã desta véspera para o último dia da campanha, ele se deslocou com a esposa até a mesma Unidade de Saúde que Magali. 

"Como estou sem trabalho hoje e tenho expediente só amanhã, resolvi vir vacinar. A gente tem que se prevenir, porque ninguém sabe o que pode acontecer, já que vive aparecendo outras doenças aí... Acabei deixando para vir só agora junto com minha esposa. O que a gente espera é que encontrem logo a vacina para a covid, como já tem para a gripe". 

A vacina contra a gripe protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H2N3) e influenza B. O combate ao vírus é relevante, uma vez que ele pode complicar o quadro de saúde com pneumonia, gerando internações e levando até a óbito. 

Ao procurar qualquer espaço de vacinação, é obrigatório o uso de máscaras. É fundamental também respeitar as medidas de distanciamento entre pessoas e de higienização das mãos. 

As salas de vacinas, que são Centro de Saúde ou Unidades de Saúde, no Pará e em Belém funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ