CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nova estátua de São Benedito começa a ser construída em Bragança

Conclusão das obras está prevista para o final de 2019, diz secretaria de Obras Públicas

Redação Integrada
fonte

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) deu início, nesta sexta-feira (13), a reconstrução da estátua de São Benedito que fica no Mirante, localizado diante de Bragança, do outro lado do rio Caeté, na comunidade do Camutá, acessada por estrada e distante cerca de 15 minutos do centro do município do nordeste do Estado. A conclusão das obras está prevista para o final deste ano.

A estátua do santo preto desabou no dia 27 de maio deste ano. Na época, o monumento já passava por obras de restauração há cerca de um mês e o local estava fehcado para visitação. 

 

O contrato com a empresa especializada para a execução dos serviços foi assinado na última quarta-feira (11), e publicado nesta sexta (13), no Diário Oficial do Estado (DOE). A empresa Paulo Brígido Engenharia Ltda foi a vencedora do processo de licitação, iniciado em agosto deste ano.

Monumento - A nova imagem de São Benedito foi escolhida em julho deste ano, através do concurso 'São Benedito de Arte Popular', promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

O protótipo vencedor do Santo, escolhido por meio de votação popular entre os moradores de Bragança, foi esculpido pelo artesão Valdeci dos Santos, morador da cidade há 15 anos, que recebeu uma premiação no valor de R$ 8 mil.

De acordo com a Secretaria de Obras, o novo monumento deverá ter as mesmas características do anterior, com 4 metros de diâmetro por 16 de altura.

Patrimônio - A estrutura da grande Estátua do Mirante de São Benedito media 16,5 metros e foi construída em 2009, sendo um dos principais pontos turísticos de Bragança, localizado à margem direita do rio Caeté. O mirante permitia avistar toda a cidade e a Prefeitura de Bragança estudava a possibilidade de interligá-la por um teleférico. A obra foi feita em menos de um ano e ocupa o espaço onde ficava antes a oca do cacique Camutá, chefe tribal dos Tupinambás Caetés, que ocupavam a região durante a fundação de Bragança, conforme relatos do historiador Leôncio Siqueira, membro da Academia de Letras e Artes de Bragança.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ