Sistema penal promove capacitação em testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis
A primeira aula ocorreu na Unidade Básica de Saúde de Santa Izabel e capacitou todos os profissionais de saúde do sistema penal da região
Profissionais de saúde do sistema penal começaram a receber na quinta-feira (17) capacitação em testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A primeira aula ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Izabel.
Idealizadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), as capacitações fazem parte da campanha Dezembro Vermelho, que busca combater a disseminação do HIV e conscientizar a população sobre esse vírus.
Dentro da UBS de Santa Izabel já eram realizados testes rápidos nos internos, porém o treinamento ampliará esse serviço de forma técnica e qualificada, abrangendo toda as equipes de enfermaria, psicologia e assistência social. Para Andréia Miranda, assistente social da Coordenação Estadual de ISTs/Aids da Sespa, as capacitações melhoram os resultados dos testes e, assim, diminuem os ritmos das doenças nos pacientes. “Durante a ação em Santa Izabel, foram ensinadas técnicas e metodologias adequadas para os testes, além de especificações e aconselhamentos”, ressaltou.
Segundo a Sespa, o projeto de treinamento foi pensado desde janeiro de 2019, mas estava impossibilitado de ser executado em 2020 devido à pandemia de covid-19. “Em janeiro de 2021, o suporte de testes rápidos e as ações de saúde serão retomadas nas casas penais. As metodologias das capacitações serão implantadas em todas as unidades pelos próprios servidores lotados. Também está sendo planejado o treinamento em testes para outras doenças, como hipertensão e diabetes", explicou Marineth Alves, diretora da UBS de Santa Izabel.