CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Professor de Abaetetuba produz máscaras de proteção facial em 3D

Marcos Allan Leite, do curso de Física da UFPA, está produzindo as unidades para uso de profissionais de saúde

Redação Integrada
fonte

Criatividade e solidariedade são mesmo duas palavras de ordem nestes tempos de combate ao novo coronavírus. E foi assim que o professor do curso de Física, Marcos Allan Leite, do Campus Universitário da UFPA-Abaetetuba, passou a produzir máscaras de proteção facial em impressora 3D.

Ele aproveita a tecnologia disponível no  Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Sistemas (LAMOSIC) da instituição, para contribuir com a proteção dos profissionais da saúde, que estão na linha de frente contra a covid-19. Parte da primeira remessa será repassada ao Hospital Universitário Barros Barreto, em Belém. 

As primeiras máscaras foram produzidas nesta semana e ficaram de ser entregues na sexta-feira, dia 3 de abril, ao Grupo de Trabalho (GT) da UFPA. Esse grupo discute formas de prevenção, realiza estudos e elabora orientações para a comunidade acadêmica.

Marcos Allan informa que teve como referência iniciativas de outras instituições de ensino para relizar o trabalho. “Estávamos vendo um movimento no Sul do País de produção de máscaras do tipo faceshield, pelas universidades, por causa do aumento no número de demandas. Então, resolvemos produzir essas máscaras também para ajudar os profissionais de saúde”, afirma.

Para a produção das máscaras é necessário o filamento de ABS, PLA para impressão dos suportes, acetato para a produção das viseiras e elástico para fixar o sistema ao usuário. “Nosso objetivo é entregar esses materiais para o GT e continuar produzindo máscaras, até o término da matéria prima”, esclarece o professor Marcos Allan. A produção também contou com o apoio do professor, Dhonata Oliveira, ex-aluno do curso de Física do Campus de Abaetetuba.

GT 

A UFPA instalou, em 13 de março, instalou um Grupo de Trabalho (GT) sobre o novo coronavírus, para acompanhar a evolução do cenário epidemiológico da covid-19 e divulgar recomendações à comunidade acadêmica. 

O grupo reúne pesquisadores da área de saúde, administração, comunicação, gestores de ensino, pesquisa e extensão, representantes de dirigentes de unidades e campi, além de representação estudantil, sob a presidência da professora Rita Medeiros, infectologista do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ