Piloto de avião que caiu em Belterra se salvou após nadar até margens do Tapajós

Corpo de Bombeiros confirmou o resgate: piloto sofreu pane após decolar de Santarém

Manoel Cardoso - de Santarém, especial para o Liberal
fonte

O Corpo de Bombeiros ainda não achou o avião que caiu nas águas do Tapajós, mas confirmou, no início da noite de ontem, (12) o resgate do piloto de avião identificado por Paulo Viana. Ele havia desaparecido na tarde da mesma terça próximo ao Distrito de Alter do Chão, após decolar em um avião monomotor, modelo Cessna 210. O voo partiu do aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, após a queda da aeronave, o piloto conseguiu nadar até a margem do rio Tapajós, na Comunidade de Pindobal, em Belterra, onde foi resgatado por militares e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Até o início da tarde desta quarta-feira (13), a aeronave ainda não havia sido resgatada. O piloto acredita que o avião esteja numa profundidade de aproximadamente 40 metros, submerso no rio Tapajós, em Belterra. O avião que decolou de Santarém tinha como destino Itaituba.

image Socorristas que atenderam piloto após o resgate (via redes sociais)

Após os primeiros atendimentos, Paulo foi conduzido em uma ambulância do Samu para o Pronto Socorro Municipal de Santarém (PSM).
Já a aeronave, ainda não foi localizada pelos órgãos de segurança. 

Queda se deu após pane no ar


Segundo a Marinha do Brasil, minutos depois de decolar, o piloto comunicou a torre da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que a aeronave apresentava problemas e, que por isso faria um pouso de emergência, na Praia de Pindobal, em Belterra. 

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e policiais militares iniciaram buscas, ainda na tarde desta terça-feira, em uma área as margens do rio Tapajós, entre o Distrito de Alter do Chão e a Comunidade de Pindobal, onde o avião havia desaparecido.

De acordo com a Marinha do Brasil, as equipes foram acionadas por meio do Núcleo Integrado de Operações (NIOP) e, que ao chegar ao local, foram informados por moradores, que um avião de pequeno porte, havia descido rapidamente próximo à ponta do Muretá, em Alter do Chão.

O Corpo de Bombeiros informou que o piloto conseguiu se comunicar com um amigo, após a queda do avião. Ainda, segundo o Corpo de Bombeiros, Paulo disse ao amigo que estava bem, que não havia sofrido ferimentos e, que estava próximo a margem do rio Tapajós, aguardando o resgate.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ