CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira

Interessados podem se inscrever em até duas vagas até a próxima sexta

João Thiago Dias / Redação Integrada

Começa nesta terça (22) e segue até a próxima sexta-feira (25) o período de inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste primeiro semestre, são oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Os candidatos podem se inscrever por meio deste site, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que está disponível desde o dia 18 de janeiro. Mas é necessário ter tirado nota acima de zero na redação.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 17h desta segunda (21), 3.094.661 participantes já tinham visualizado seus resultados no Enem 2018. Desse total, 163.412 candidatos são do Pará. Os resultados individuais dos treineiros, como previsto em edital, serão liberados 60 dias após a divulgação regular, assim como a vista pedagógica da redação.

COMO SE INSCREVER

Para o Sisu, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais). 

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados poderá ser feita entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Do dia 28 ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir de 7 de fevereiro.

SIMULADOR

Este ano, é possível usar um simulador de notas do Sisu, disponível neste endereço, para ter noção das chances de conseguir uma vaga. A ferramenta inédita, anunciada pelo Ministério da Educação, pode ser utilizada em qualquer computador, em qualquer hora. 

Segundo o MEC, a ferramenta pode ajudar o estudante a escolher o curso superior desejado. O objetivo é fazer comparativo de informações para aperfeiçoar o desempenho dos alunos.

Com a ferramenta – que será um instrumento de consulta permanente –, à medida que o estudante inserir as notas, poderá verificar onde teria sido aprovado e em quais opções. Basta acessar a página do Sisu e clicar no link “Simule aqui seu desempenho no Sisu”. Depois disso, abrirá outra página onde terá a opção “download”.

Com o simulador instalado, o estudante deve inserir suas notas no Enem e poderá filtrar a comparação por região, turno e cursos. A simulação vale apenas para as modalidades de ampla concorrência ou reservas de vagas da Lei nº 12.711/2012.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ