Hospital Regional de Castanhal já deu alta a mais de cem recuperados da covid-19

Unidade faz diferença na atenção à pandemia na região, em menos de um mês de portas e serviços abertos

Eduardo Rocha
fonte

Após decisão do governo do Estado de reabrir, em 27 de fevereiro, o Hospital Regional Público de Castanhal, para atendimento exclusivo a pacientes de covid-19, o balanço mostra um bom resultado: 100 pessoas recuperadas da doença já tiveram alta nessa unidade hospitalar, até a semana passada - ou seja, em menos de um mês de serviços no local. O hospital foi instalado em 20 dias com essa finalidade, mas seu funcionamento será direcionado posteriormente para oncologia e traumas.

"Esse fato demonstra que foi uma medida certa, tanto que o hospital foi ampliando progressivamente sua quantidade de leitos, de 50 leitos iniciais para os atuais 160", destaca Pedro Anaisse, diretor da Organização Social (OS) responsável pela administração do HRPC. Ainda nesta segunda-feira (29), o hospital abriu mais 50 leitos clínicos. Os 50 leitos iniciais abrangeram 20 de UTI e 30 clínicos; depois, entraram mais 60 leitos (20 UTI e 40 clínicos) e, agora, mais 50 leitos, todos clínicos. Hoje, funcionam 160 leitos, entre 120 clínicos e 40 de UTI.

"Isso demonstra que foi uma medida certa [a abertura do hospital], tanto que foi ampliando progressivamente sua quantidade de leitos, dos 50 iniciais para os atuais 160", destaca Pedro Anaisse, diretor da Organização Social (OS) responsável pela administração do HRPC

image Centésimo paciente recuperado da covid-19 a ter alta no hospital (Agência Pará)

No dia 26 de fevereiro, o governador Helder Barbalho visitou o HRC, que no dia seguinte passou a funcionar em caráter emergencial para atendimento a pacientes de covid-19. Como ressalta Lucas Geralde, coordenador médico do HRC, antes do funcionamento do hospital não havia a disponibilidade de leitos de retaguarda para esse tipo de paciente.

Os cidadãos e cidadãs de Castanhal e de outros municípios eram encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais municipais sem leitos de UTI. Muitos deles acabavam tendo de se descolar para atendimento em Belém e Ananindeua e até para o Hospital do Leste, em Paragominas.

O HRPC atende pacientes de três regionais: 3ª Regional, de Castanhal; 4ª Regional, de Capanema, e 5ª Regional, de São Miguel do Guamá, perfazendo 48 municípios. "Foi muito importante a entrada em funcionamento do Hospital de Castanhal com 160 leitos em pleno pico da segunda onda da covid-19", salienta Lucas Geralde.

O prefeito de Castanhal, Paulo Titan, acompanha os serviços no HRPC. Ele comemora a alta dos pacientes recuperados da covid-19. "Quero parabenizar a todos os enfermeiros, médicos, a todos os profissionais que trabalham, dia e noite, no Hospital Regional de Castanhal, pra vencermos a Covid. Em 20 dias, vocês salvaram mais de 100 vidas. São mais de 100 sorrisos, abraços, são mais de 100 pessoas que tiveram as vidas poupadas graças à dedicação e o empenho de vocês. Por isso, toda nossa gratidão, carinho e respeito", destacou o gestor municipal.

Quem também é grato pela dedicação dos profissionais de saúde no HRPC é Luís Carlos da Silva, 63 anos. Ele foi o centésimo paciente de covid-19 a receber alta médica em menos de mês no hospital. Ele teve alta na quinta-feira (25).

"É um período muito complicado que estamos vivendo, mas o atendimento que recebemos no Hospital de Castanhal foi muito humanizado e nos trouxe conforto. As assistentes sociais foram muito atenciosas, e meu pai foi muito bem tratado pela equipe médica", disse Marilza Pereira, filha de Luis Carlos, o centésimo paciente a ter alta no hospital

"É um período muito complicado que estamos vivendo, mas o atendimento que recebemos no Hospital de Castanhal foi muito humanizado e nos trouxe conforto. As assistentes sociais foram muito atenciosas, e meu pai foi muito bem tratado pela equipe médica", afirmou, na ocasião, Marilza Pereira de Oliveira, filha de Luís Carlos. O senhor mora em Viseu, de onde saiu transferido do Hospital Municipal para o HRPC no dia 20, com sintomas da covid-19.

image Primeiro internado do hospital: ele será referência em oncologia e trauma (Agência Pará)

Na ocasião da alta de Luís Carlos, o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, declarou: "É com muita alegria que recebemos a notícia hoje do centésimo paciente a receber alta do Hospital Regional Público de Castanhal. Garantir a assistência e recuperação de todas as pessoas que precisam foi, e continua sendo, o nosso principal objetivo com a reabertura dessa unidade para atendimento exclusivo para covid-19”.

O HRPC contabiliza até agora 264 pacientes atendidos e em atendimento. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o  Hospital Regional de Castanhal está atendendo neste momento 95 pacientes, sendo 35 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação do hospital é de 59%.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ