CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Governador fala sobre medidas de proteção contra coronavírus

Novos casos da doença foram confirmados na tarde deste domingo (22)

Redação Integrada

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou, na tarde deste domingo (22), de uma coletiva de imprensa ao vivo nos portais do governo, para falar sobre dois novos casos confirmados de Covid-19 no Pará. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no início da tarde, e o titular do órgão, secretário Alberto Beltrame, também estava na coletiva.

Os novos casos do coronavírus são em uma mulher de 44 anos e um homem de 53 anos, ambos com saúde estável. Durante a coletiva, o governador informou que os dois pacientes estiveram fora do Pará recentemente. "A primeira paciente, uma mulher, esteve em um evento no Rio de Janeiro e chegou a Belém no dia 13 de março. Isso nos dá a certeza de que ela trouxe o vírus a partir deste contato com pessoas de lá. Ela está bem, em casa e na companhia dos seus familiares", afirmou.

Já o segundo paciente, um homem, esteve em São Paulo e retornou a Belém no dia 16 deste mês. Ele também participou de um evento enquanto esteve fora. "Ele está em uma condição muito boa, está em casa desde que chegou, então a população fica mais tranquila", disse. Barbalho lembra que todos os quatro casos confirmados no Pará até agora são em Belém e todos vinculados a viagens ao Rio de Janeiro e a São Paulo, colocando o Estado em uma posição de importação do vírus. No total, há 101 casos descartados da doença e outros 207 em análise em todo o território paraense.

O governador também ressaltou a importância da quarentena, que é o isolamento durante o período de incubação de um vírus, geralmente por 14 dias, em média. Ele destacou, no entanto, que a quarentena só começa a contar a partir do diagnóstico e, caso uma pessoa esteja com sintomas do coronavírus, deve ficar em casa antes mesmo do resultado dos exames, em uma espécie de quarentena voluntária, evitando, assim, a propagação do vírus a outras pessoas.

Para evitar aglomerações em locais públicos, o governador decretou, na última sexta-feira (20), o fechamento dos shopping centers, restaurantes, bares e casas de show, por tempo indeterminado. O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) também começou, na noite deste sábado (21), um chamamento nas ruas, para que a população permaneça em casa. Helder Barbalho esclareceu, na coletiva, que isso ainda não é um 'toque de recolher', pois não há multa ou coerção.

"Estamos fazendo um chamamento para a população ter consciência. Todos estão incomodados e queriam estar em restaurantes e clubes com sua família, mas é um sacrifício que todos devemos fazer neste momento, é excepcional. Quanto mais precaução tivermos, mais rápido vamos sair desse momento", declarou.

Arrecadação

Para ajudar as pessoas em situação de rua da Região Metropolitana de Belém (RMB), o governo do Estado está usando o estádio do Mangueirão como espaço de acolhimento, para higienização e prevenção do novo coronavírus. Foi lançada uma campanha de arrecadação de produtos que serão destinados às pessoas acolhidas, como material de higiene pessoal, comidas, roupas, colchões e outros itens. Algumas empresas também fizeram doações em grande quantidade.

"Isso é muito bonito, estamos todos juntos nessa proteção. Já temos moradores de rua lá, fazendo higienização, a Sespa também está fazendo atendimento médico, odontológico e exames laboratoriais. A partir das 20h deste domingo, teremos vários ônibus fazendo uma ronda para convidar essas pessoas a irem ao acolhimento. Estamos usando o vestiário para a higienização, temos estrutura completa de banheiro para quem estiver lá", comentou o governador Helder Barbalho. O chefe do Executivo estadual ainda disse que a iniciativa vai avançar para outros locais do Estado.

Campanha

Ainda durante a coletiva de imprensa, ao lado do secretário estadual de Saúde, Barbalho agradeceu a quem fez doação de sangue nas unidades do Hemopa e lembrou que a Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23), em todo o Estado do Pará. O primeiro grupo será o de idosos e trabalhadores de saúde, até 15 de abril. A partir do dia 16, é a vez dos professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos, que poderão se vacinar na rede pública de saúde.

A última fase, de 9 a 22 de maio, tem como prioridade crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais. O governador lembrou que a vacina é contra a gripe, outras influenzas e vírus respiratórios, mas não protege contra o coronavírus. Ele também lembrou a importância da adesão dos grupos dentro dos prazos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ