CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Com um óbito por coronavírus, Pará registra 49 casos confirmados, 43 em análise e 952 descartados

Do total de pacientes confirmados, mais de 50% não estão no grupo de risco

João Thiago Dias

Dos 49 casos confirmados de covid-19 no Pará, mais de 50% não estão nos grupos de risco. Ou seja, a maior parte não está entre idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas graves e imunodeprimidos, como pacientes oncológicos, hipertensos, cardíacos e diabéticos. No entanto, dentre os confirmados, há seis idosos, dentre estes, um óbito. Ainda entre o total de casos positivos, há quatro pacientes internados em observação médica. Também são registrados 43 casos em análise e 952 descartados. A atualização foi feita pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), às 18h30, nesta quinta-feira (02). 

O balanço foi comentado pelo governador Helder Barbalho, diretamente do Palácio do Governo, na capital paraense, por volta das 18h39 desta quinta-feira, com transmissão, ao vivo, pela TV Cultura e pelas redes sociais do Governo do Estado e da Sespa. 

Apenas nesta quinta-feira, foram confirmados oito novos casos, dentre eles, quatro idosos. Às 10h33, foram divulgados quatro casos: mulher, 48 anos, de Santarém; homem, 51 anos, de Santarém; homem, 54 anos, de Santarém; e outro homem, 64 anos, de Ananindeua. Às 16h44, foram anunciados os outros três casos de idosos: homem, 65 anos, de Belém; homem, 64 anos, de Belém; homem, 64 anos, de Ananindeua. Quase no final da transmissão do comunicado, Helder recebeu a informação de mais um caso confirmado: uma mulher, de 26 anos, de Belém.

Segundo a Sespa, as circunstâncias para cada caso desta quinta-feira seguem em investigação. A Secretaria reforçou, por meio do twitter, que ainda não existe vacina contra o vírus. "Ainda não existe vacina ou tratamento contra o novo coronavírus. O que há é o fim do ciclo do vírus - quando os sintomas desaparecem totalmente. Como o vírus é recente, ainda não se pode afirmações totalmente seguras sobre o comportamento dele após o fim do ciclo", frisou.

Os 49 casos estão divididos em onze municípios: Belém (28), Ananindeua (9), Santarém (4), Abaetetuba (1), Marabá (1), Itaituba (1), Castanhal (1), Parauapebas (1), Tucuruí (1), Marituba (1) e Barcarena (1). 

Edital para hospitais de campanha será publicado nesta sexta-feira 

Helder Barbalho informou que, nesta sexta-feira (03), serão publicados os editais para a gestão dos quatro hospitais de campanha dirigidos a pacientes com covid-19. "Para contratação das organizações sociais que serão responsáveis pela gestão. Os profissionais de saúde devem ficar atentos para o chamamento. Eles vão trabalhar nos hospitais de Belém, Marabá, Santarém e Breves". 

Segundo o cronograma das obras, até o dia 11 de abril, todos os hospitais já devem estar prontos. "As obras do hospital de Belém, no Hangar, já estão a todo o vapor. A previsão é que, em seguida, comecem as obras de Marabá e Santarém. E já estão navegando as estruturas para a construção do hospital de Breves. Prazos assegurados para conclusão das obras: dia 6, em Belém; dia 7, em Marabá; dia 10, em Santarém; e dia 11, em Breves", ponderou o governador. 

Helder também agradeceu uma doação de recurso da empresa Hydro. "Recebemos, hoje (02), por meio da conta única aberta pelo governo, uma doação por parte da Hydro, que disponibilizou recurso para custear parte das ações que o Governo do Estado está fazendo. Sendo acompanhada pelo conjunto de órgãos de controle que estão trabalhando conosco: Ministério Público Federal; Ministério Público Estadual; Tribunal de Contas do Estado e Auditoria Geral do Estado". 

Ainda nesta quinta-feira, Helder reuniu, por meio de videoconferência com o vice-presidente, General Hamilton Mourão, e com governadores da Amazônia Legal e com secretários estaduais de meio ambiente. Em pauta, o desenvolvimento da Amazônia.

Também foi recebida uma doação de álcool em gel. "Hoje (02), recebemos uma doação de 30 mil litros de álcool 70% de uma usina de cana do Mato Grosso. São 14 mil e 500 garrafas com álcool que já foram entregues para hospitais, unidades penais e pontos de trabalho e assistência à população", destacou. "Estamos na iminência de receber a doação de 26 mil litros de álcool em gel de uma companhia do Amazonas que está se instalando no Pará". 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ