CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Casos de doença de chagas aumentam em 2020 em relação ao mesmo período do ano passado

No Dia Mundial da Doença de Chagas, a Sespa divulgou os dados e as ações para combater a doença

Redação Integrada, com informações da Sespa
fonte

No Dia Mundial da Doença de Chagas, o pedido é de prevenção ainda mais com o aumento nos três primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a 30 de março, o Pará teve confirmados 48 casos de doença de Chagas, três casos a mais que em 2019. Os casos ocorreram em 18 municípios, sendo que cinco municípios concentram a maioria dos casos. São eles: Abaetetuba (07), Breves (06), Anajás (05), Belém (05) e Limoeiro do Ajuru (05).

A doença é provocada pelo parasita Trypanosoma cruzi, e tem o inseto transmissor o triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro.

O diretor de Controle de Endemias da Sespa, Jorge Andrade, explica que está se fortalecendo as ações de combate à doença, considerada pela OMS como "doença tropical negligenciada". De acordo com Jorge Andrade, em 2020 a transmissão por via oral continua sendo a maior causa de infecção. Além disso, dos 48 casos confirmados, 47 foram por critério laboratorial e um por critério clínico-epidemiológico.

Jorge Andrade acrescenta que há uma reestruturação da rede de atendimento e capacitação dos profissionais para combater a transmissão da doença.

"As parcerias com as Vigilâncias Sanitárias Municipais estão em nossas estratégias de combate à doença de Chagas, pois, pelos dados epidemiológicos, a transmissão por alimentos contaminados é superior as outras formas de contágio. É necessário que todos entendam que a doença de Chagas é grave e mata. Por isso, só unindo forças conseguiremos controlar esse mal", explicou o diretor da Sespa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ