CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Bombeiros ainda tentam conter focos de incêndio em Santarém

Segundo comandante do 4º Grupamento Militar, dois focos ainda estão sendo combatidos

Redação Integrada
fonte

O incêndio na região de Alter do Chão e Ponta de Pedras, no oeste do Pará está parcialmente controlado. De acordo com o comandante do 4° Grupamento Militar, tenente coronel Tito Azevedo, os três focos de incêndio em Alter já foram extintos, e ainda há um sendo combatido na região Samaúma e Capadócia, em Ponta de Pedras. O local constitui uma Área de Preservação Ambiental (APA), de modo que não há população em risco.

Na manhã desta segunda-feira (16), o governo do estado informou que um drone foi utilizado para fazer o reconhecimento da área. O sobrevoo ajudou as equipes a identificar os locais afetados e distribuir as frentes de trabalho para atuar de forma intensiva.

O governado do estado solicitou o apoio do Governo Federal, por meio da GLO, que atua no controle das queimadas, para reforçar o trabalho de combate as chamas na região. No final desta manhã, o Comando Conjunto Norte enviará 40 militares para Santarém. Eles vão de avião integrar as guarnições do Corpo de Bombeiros que trabalham desde domingo (15) na operação para controlar o fogo.

Ao todo, 227 homens estão trabalhando para conter o fogo, sendo 57 militares do CBMPA, 150 homens do Exército Brasileiro e 20 brigadistas voluntários treinados pelos bombeiros, além do apoio da Prefeitura de Santarém, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Foi feito um “aceiro” (área semelhante à uma trilha que é limpa para isolar a área) com o objetivo de quebrar o avanço dos focos.

A Semas enviou uma equipe ao local para atuar, caso seja identificado alguma situação que configure crime ambiental. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém, instaura nesta segunda (16) um inquérito para investigar se o incêndio foi provocado e também situações que envolvam crimes ambientais.

"Vamos contar com policiais civis da Superintendência Regional, da Seccional de Santarém, da Delegacia de Alter do Chão e Núcleo de Apoio à Investigação (NAI), de Santarém. O inquérito será presidido pelo delegado Fábio Amaral da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Santarém", explica Casseb. Segundo ele, essas equipes irão se deslocar à área dos incêndios em Alter do Chão ainda nesta segunda-feira.

Segundo o Corpo de Bombeiro, o clima seco da região dificulta o trabalho das equipes. "Não chove há aproximadamente 20 dias e os ventos fortes dificultam o combate. O local também é de difícil acesso, porém estamos com ações estratégias para resolver o problema", reforçou tenente coronel Tito.

Santarém - O primeiro foco foi identificado no sábado (14) e atingiu uma área de mata conhecida como Capadócia, que fica entre a localidade de Ponta de Pedras e a vila de Alter do Chão. As chamas foram controladas no domingo (15), quando um novo foco de incêndio foi identificado pela equipe do Corpo de Bombeiros na região.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ