Aplicativo ajuda a denunciar crimes ambientais na Amazônia

´Guardiões da Amazônia´ pretende abrir um canal de comunicação entre as Forças Armadas e a população

Redação Integrada
fonte

Quem sabe da importância planetária dos ecossistemas naturais da Amazônia e deseja preservá-los denunciando crimes ambientais na região já dispõe do aplicativo Guardiões da Amazônia. Essa ferramenta tecnológica acaba de ser lançada pelas Forças Armadas visando facilitar a interação entre a população e os órgãos de fiscalização ambiental, em especial, na proteção da floresta. Coube à 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho (RO) lançar o aplicativo, já em funcionamento desde junho.

A ferramenta permite que o usuário registre foto e coordenadas geográficas do local exato de uma queimada e também denunciar os outros crimes ambientais. A informação é repassada ao órgão fiscalizador para a atuação contra os delitos ambientais. A denúncia pode ser feita de forma anônima, ou seja, quem preferir se cadastrar tem a garantia de que não terá os dados expostos.

O aplicativo funciona em dois modos: Aplicativo Móvel, para uso da população, e Módulo Web, restrito aos órgãos de fiscalização que podem acessar as denúncias feitas pelos usuários, ter acesso a informações sobre focos de calor recebidos via satélite, visualizar alertas de desmatamento, relatórios e gráficos. O Guardiões da Amazônia funciona em versão Android. 

A tecnologia web/móvel foi desenvolvida para apoiar a Operação Verde Brasil 2 em toda a Amazônia Legal. A iniciativa é coordenada pela Vice-Presidência da República para prevenir e reprimir delitos ambientais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ