CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

‘Olho de Natal’: confira o que é a doença misteriosa com secreção verde nos olhos

Um besouro é o principal vetor da doença que gera uma inflamação, com dor intensa e ‘gosma esverdeada’ nos olhos

Rayanne Bulhões

Uma infecção nos olhos, que provoca secreção de cor esverdeada, vem chamando atenção da comunidade científica. A doença é popularmente conhecida como “Olho de Natal”. Cerca de 30 casos já foram notificados pelas agências de saúde da Austrália. As informações são do Aventuras na História, do UOL.

Ao que se sabe, a irritação é provocada por um besouro minúsculo chamado “orthoperus”. Ao entrar em contato nos olhos, o inseto libera uma toxina que corrói a córnea. As notificações, de acordo com o jornal 7NEWS, estão concentradas no nordeste e sudeste da Austrália, nas cidades de Victória, Gippsland e no Centro de Nova Gales do Sul.  

O que dificulta o rápido tratamento é que as vítimas só ficam sabendo da lesão quando a dor inicia. Uma delas foi Annabelle Donnelly, de 13 anos. A adolescente teve contato com o animal durante um acampamento perto de Wangaratta, a 250 km de Melbourne. Segundo a mãe da adolescente, a moça teve 90% da membrana da córnea  queimada. “Fiquei pensando que isso pode ser consertado, certamente há uma maneira de aliviar a dor”, lamentou.

VEJA MAIS

image Como identificar colesterol alto no olho? Veja os sintomas, complicações e como controlar
Essa condição pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, mas a adoção de hábitos simples ajudam a evitar complicações

image Atriz de Titanic revela que cobriu os olhos de seu filho durante cena de nudez
Kate Winslet conta que levou os filhos ao cinema sem lembrar da cena em que Jack, interpretado por Leonardo DiCaprio, desenha Rose completamente nua

As dores chegam a ser agudas e latejantes, totalmente desproporcional ao tamanho do besouro de 1 milímetro.  “Parece ter havido um grande pico… Todo mundo que apresenta sintomas tem um histórico de sair de casa, fazer jardinagem, cortar grama ou treinar futebol”, contou o optometrista Rob Holloway.

A orientação médica é que as pessoas usem úculos de sol e tratem a lesão com com colírios anti-inflamatórios e antibióticos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO