Ministro da Economia argentino deixa cargo em meio a crise no governo

Martín Guzmán estava com viagem marcada para Europa, onde negociaria uma dívida de 2 bilhões de dólares.

O Liberal
fonte

Após quase 3 anos ocupando o cargo de ministro da Economia da Argentina, Martín Guzmán, renunciou neste sábado (03). Ele foi arquiteto de um importante acordo de dívida recente com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Guzmán deixa a função no momento em que surgem profundas divisões na coalizão governista sobre como lidar com as crescentes crises econômicas.

Desde 2019, como ministro da Economia da Argentina, ele é aliado próximo do Presidente Alberto Fernández. A decisão foi comunicada com uma carta no Twitter. Guzmán diz que mantém "confiança em minha visão do caminho que a Argentina deve seguir".

O presidente peronista de centro-esquerda enfrenta o mais baixo índice de aprovação desde que tomou posse em 2019, com fissuras em sua coalizão, inflação acima de 60%, o peso sob crescente pressão e os títulos soberanos em mínimas históricas.

Guzmán foi o moderador dos conflitos com a poderosa vice-presidente Cristina Kirchner, ex-presidente por dois mandatos, que criticou sua maneira de lidar com a economia e pediu maiores gastos para aliviar os altos níveis de pobreza.

VEJA MAIS

image Empresário é assaltado dentro de supermercado no bairro de São Brás, em Belém; vídeo
Vítima estava no estacionamento do local, quando foi abordada por dois criminosos que chegaram em uma motocicleta e roubaram seus pertences, sob ameaça de arma de fogo

image PF: Força-tarefa de Segurança Pública será instalada no Pará
Anúncio é feito pelo superintendente da PF, Fábio Andrade. Ação será concretizada com um ACT em julho

A demissão dele, deixa o ministério sem liderança. Guzmán estava com uma viagem marcada para à Europa, onde iria negociar um acordo de dívida de 2 bilhões de dólares com o Clube de Paris de credores soberanos.

"É a crônica de uma morte anunciada", disse Mariel Fornoni, diretor da consultoria Management and Fit.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO