CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Idosos têm o delírio como único sintoma em 18% dos casos de covid

Estudo mostra que mais do que tosse e febre, a confusão mental afeta anciões em estado frágil

Redação Integrada com informações do Daily Mail
fonte

A confusão mental pode ser o principal sintoma de covid-19 em idosos frágeis. Sentir-se repentinamente confuso e delirante tem sido relatado mais comumente pelos que contraíram o novo coronavírus.

As autoridades no Reino Unido não reconhecem nenhum sintoma além de tosse, febre e perda do paladar ou do olfato para diagnosticar a covid-19, mas há muitos outros que as pessoas sofrem regularmente.

Especialistas responsáveis pelo o aplicativo Covid Symptom Tracker (mapeamento dos sintomas da covid), do King's College London, descobriram agora que grandes proporções de idosos deliram quando estão doentes.

Delirium é um estado que surge repentinamente, no qual as pessoas ficam confusas, lutam para pensar com clareza e podem alucinar, ficar agitadas ou ter alterações de humor.

A condição é causada por problemas no cérebro e pode tornar as pessoas mais propensas a adoecer gravemente ou morrer no hospital, porque seus corpos geralmente se tornam mais fracos e menos capazes de se recuperar, e os efeitos no cérebro podem ser duradouros ou permanentes.

Usando sintomas autorrelatados por volta de 850 pessoas com mais de 65 anos, os pesquisadores do King descobriram que pessoas oficialmente consideradas "frágeis" tinham três vezes mais chances de delirar.

E dos maiores de 65 anos que acabaram no hospital por causa da covid-19, um em cada cinco (18,9 por cento) disse que o delírio era o único sintoma.

Os pesquisadores disseram que o coronavírus pode ser capaz de entrar no cérebro e infectá-lo, afetando o estado mental de alguém. E o delírio também pode ser causado por altos níveis de glóbulos brancos no cérebro ou por febre, um sintoma separado de covid-19.

Demência e delírio

A Dra. Rose Penfold, epidemiologista da King's, disse que pessoas mais velhas e mais frágeis “correm maior risco de contrair covid-19 e nossos resultados mostram que o delírio é um sintoma chave neste grupo. Os médicos e cuidadores devem estar atentos a qualquer mudança no estado mental dos idosos, como confusão ou comportamento estranho, e estar alertas para o fato de que isso pode ser um sinal precoce de infecção por coronavírus.”

Embora o delirium possa causar sintomas semelhantes aos da demência ou simplesmente declínio cerebral relacionado à idade, geralmente surge rapidamente e faz uma diferença notável.

Pode acontecer em pessoas que são mentalmente saudáveis ou piorar os problemas em pessoas que já os têm.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO