CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paysandu: árbitro explica punição a Nicolas: 'Não foi pela camisa'

Árbitro afirma que a punição se deu por conta de comemoração demorada

Nilson Cortinhas
fonte

O árbitro da partida Paysandu e Bragantino, realizada na última segunda-feira (27), pela segunda rodada do Campeonato Paraense, foi Joelson Nazareno Ferreira. Joelson recebeu uma enxurrada de críticas, via redes sociais, ao dar um cartão amarelo para o atacante do Paysandu, Nicolas, após a comemoração de gol em que usa uma camisa com a frase "Não é não. Pela Jennyfer e por todas as mulheres", em alusão ao episódio em que um adolescente confessou ato de feminicídio, em Marituba. Jennyfer era torcedora do Paysandu.  

As interpretações de vários torcedores foram no sentido de que o juiz não poderia punir um gesto nobre do atleta bicolor. A regra se baseia no princípio 5 do documento 'Fifa Quality', das regras do futebol: "O equipamento não pode conter qualquer mensagem política, religiosa ou pessoal. Os jogadores não podem exibir roupa interior com slogans, declarações ou imagens políticas". No entanto, de acordo com a súmula, assinada por Joelson Nazareno, o cartão amarelo se deu por uma outra situação: "Perder tempo excessivo na comemoração de um gol". 

A reportagem conversou com o vice-presidente da Comissão de Arbitragem do Pará. Lúcio Ipojucan, a respeito do tema. Ele ressaltou que a punição foi em virtude do retardo para o reinício da partida. "Na realidade, o cartão foi aplicado por retardar o reinicio do jogo na comemoração demorada. E não por conta do uso da camisa. Foi o que ele descreveu na súmula", disse Ipojucan, referindo-se a Joelson. Ainda conforme Lúcio Ipojucan, o relato da súmula elimina qualquer possibilidade de punição direcionada ao árbitro. "Já explicitou o que houve".  

Análise 

O nível da arbitragem paraense é avaliada em todas as rodadas do Campeonato Paraense, conforme explicitou Lúcio Ipojucan. Ele revelou que o analista de desempenho da arbitragem está presente in loco em todos os jogos do certame estadual. O analista é o responsável por redigir um relatório ao final de cada partida. "Pontuando os pontos positivos e negativos", disse Lúcio.

Até o momento, a avaliação tem sido satisfatória. "Em duas rodadas, nenhum lance capital que pudesse influenciar diretamente no resultado de algum jogo", disse Lúcio Ipojucan.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES