Remo e Paysandu têm percentual baixo de acertos em contratação; veja o retrospecto

Nos últimos cinco anos, dupla contratou 417 profissionais para o futebol, sendo 218 pelo Papão e 199 pelo Leão

Fábio Will e Nilson Cortinhas
fonte

Sem uma categoria de base adequada ao crescimento dos clubes, Paysandu e Remo continuam convivendo com um problema da década anterior: excesso de contratações e o pior: sem o efeito positivo aos times. Os últimos anos provam que o desempenho dos dirigentes e profissionais da comissão técnica continuam abaixo da margem de erro.  

No recorte dos últimos cinco anos, a dupla contratou 417 profissionais entre jogadores e integrantes da comissão técnica, sendo 218 pelos bicolores e 199 pelos azulinos. De todos estes nomes vinculados aos clubes, menos de 40% conseguiu representar ganho efetivo. 

 

PAYSANDU

De 2015 a 2019, invariavelmente, o Paysandu ultrapassou a faixa de 30 jogadores contratados, de acordo com um levantamento feito pelo jornalista Carlos Ferreira. Ainda segundo o referido estudo, a conta é maior caso haja a inclusão dos profissionais da comissão técnica, entre treinadores, preparadores físicos e assistentes. Foram 218 profissionais que passaram pelo Papão. Na média, são aproximadamente 43 atletas e demais profissionais contratados por ano, em cinco temporadas.    

O número significativo não denota pujança financeira, como se pode imaginar. Pelo contrário. A interpretação mais realista é que a atuação no mercado só é agressiva pela falta de qualidade nas contratações. A porcentagem de acerto é baixa e, para uma avaliação rigorosa, inexpressiva. No melhor ano, o acerto foi inferior a 40%. 

Em 2015, considerando um total de 39 contratados, apenas 23% deram certo. Um ano depois, a margem de erro foi ainda maior. De 32 contratados, apenas 9% surtiram efeito positivo. Em 2017, de 34 aquisições, 32% foram positivas. Em 2018, ano do rebaixamento bicolor à Série C, a relação que se estabeleceu foi a seguinte: 30 contratados e apenas 20% deu certo. Este ano, embora a avaliação ainda esteja em andamento, há que se considerar que, de 32 contratados, 25% deram certo.   

O Paysandu já contratou Leleu, Romário, Carlinhos, Caíque Valdívia, Souza, Robert e vários nomes que não são sequer lembrados pela torcida. Os erros tem suplantando os acertos, o que gera a reflexão para um clube que dispõe de um departamento de análise de desempenho, cuja atribuição é, além de avaliar os atletas do elenco, pesquisar o mercado e o histórico de prováveis contratados, amenizando os riscos.  

 

Quadro de jogadores e integrantes da comissão técnica contratados 

2015 - 39 jogadores + 12 para a comissão técnica
2016 - 32 jogadores + 14 para a comissão técnica
2017 - 34 jogadores + 05 para a comissão técnica
2018 - 30 jogadores + 11 para a comissão técnica
2019 - 32 jogadores + 09 para a comissão técnica

 

Os casos de raros destaques 

2015

O goleiro Emerson, o lateral João Lucas, os zagueiros Thiago Martins e Gualberto, os volantes Fahel, Jhonnatan e Augusto Recife, além dos atacantes Welliton Júnior e Aylon.

 

2016

O zagueiro Gilvan, o lateral/meia Raí, o meia Lucas, o meia-atacante Tiago Luís e o centroavante Leandro Cearense.

 

2017

Os zagueiros Gilvan,  Perema, Diego Ivo, o lateral Guilherme Santos, os meias Fernando Gabriel, Nando Carandina, Fábio Matos, Renato Augusto, além dos atacantes Caion, Bergson e Magno.  

 

2018

O lateral Guilherme Santos, os meias Thomaz, Pedro Carmona, além dos atacantes Cassiano, Mike e Hugo Almeida.

 

2019

Até agora, o goleiro Mota, os meias Tomás Bastos, Anderson Uchôa, Léo Baiano e Thiago Primão, além dos atacantes Nicolas, Elielton e Vinícius Leite. 

 

Treinadores contratados pelo Papão 

2015 

Sidney Moraes e Dado Cavalcanti

 

2016

Dado Cavalcanti, Gilmar Dal Pozzo 

 

2017 

Marcelo Chamusca e Marquinho Santos 

 

2018

Marquinho Santos, Dado Cavalcanti, Guilherme Alves e João Brigatti 

 

2019 

João Brigatti, Léo Condé e Hélio dos Anjos

 

REMO

Noss últimos cinco anos o Remo também não teve vida fácil, principalmente na hora de acertar a mão na hora de contratar atletas para o elenco. De 2015 até 2019 o Leão sempre passou de 30 contratações entre jogadores e membros da comissão técnica.  Neste período foram 199 pessoas que passaram pelo time azulino, com uma média de 39 contratações por ano.

Em números detalhados, o Remo em 2015, quando disputou a Série D, contratou 24 atletas e apenas 16.8% tiveram destaque. No outro ano, de 30, apenas 15% foram lembrados de forma positiva. Já em 2017 o Remo teve um aumento de atletas em destaque. Foram 35 contratações e 21% surtiram efeito. No ano passado, o Remo quase foi rebaixado e o Leão adquiriu 40 atletas e 15,5% deram certo no time.

O ano ainda não terminou, mas as inscrições da Série C já. Porém o Remo ainda pode inscrever atletas para a Copa Verde. Em 2019 o clube contratou 40 jogadores e 32% deram certo vestindo a camisa azulina.

Esses números confrontados com o momento financeiro azulino é algo interessante. O clube vive uma crise, mas acumula contratações atrás de contratações, algumas nem sequer atuaram pelo Remo, outras vieram e o torcedor quer esquecer, como são os casos de alguns atletas: George Lucas, Flávio Caça-Rato em 2015, Michel e Potita  e  Luiz Carlos “Imperador” em 2016, Mikael, Nino Guerreiro, Damião e Gerson em 2017; Adenilson , Andrey, Bruno Limão e Marcelo em 2018, além de Diogo Sodré, David Batista, Henrique Joia Rara, Welton, Róbson e Echeverría em 2019.

 

Quadro de jogadores e integrantes da comissão técnica contratados 

2015 - 24 jogadores + 08 para a comissão técnica
2016 - 30 jogadores + 09 para a comissão técnica
2017 - 35 jogadores + 08 para a comissão técnica
2018 - 31 jogadores + 09 para a comissão técnica
2019 - 40 jogadores + 05 para a comissão técnica

 

Os casos de raros destaques 

2015

O Leão conquistou o acesso com 24 jogadores no elenco, mas alguns foram fundamentais na conquista. Neste ano o Leão venceu o Parazão e também chegou à final da Copa Verde. Vale destacar o goleiro Fernando Henrique, os zagueiros Max e Henrique, o volante Ilaílson, os meias Eduardo Ramos e Bismark, além do atacante Rafael Paty.

 

2016

Um ano para o clube esquecer. Nos momentos decisivos o clube não conseguiu vencer nenhum clássico contra o Paysandu, perdeu as finais do Parazão e foi eliminado na Copa Verde. No Brasileiro o Leão figurou entre os quatro primeiros boa parte da competição, mas foi eliminado em casa na primeira fase, ao empatar em 0 a 0 com o América-RN. Mas algumas peças foram interessantes na campanha remista, como o volante Yuri, o meia Eduardo Ramos, Marcinho e Hericles, além do atacante Edno.

 

2017

O ano começou com o Remo e um time recheado de garotos da base e jogadores da terra. O Leão perdeu o título do Parazão no último minuto e por pouco não conseguiu a vaga para o mata-mata da Série C, após derrota para o Sampaio-MA em Belém. Algumas peças do time azulino ganharam destaque como o goleiro Vinícius, o volante João Paulo, os meias Eduardo Ramos e Flamel, além do atacante Edgar.

 

2018

Um período que o Leão foi do céu ao inferno. Com quatro vitórias diante do Paysandu, o Remo voltou a levantar a taça do Parazão. Mas na Série C o clube brigou para fugir do rebaixamento. Foram várias rodadas na lanterna até uma arrancada na reta final que o livrou da queda. Alguns jogadores merecessem destaques: o goleiro Vinícius, o lateral-direito Nininho, o zagueiro Mimica, o meia Rodriguinho, além do atacante Felipe Marques.

 

2019

O conquistou o bicampeonato estadual e passou 15 rodadas no G-4 da Série C. Valem destaques neste ano o goleiro Vinícius, os zagueiros Rafael Jansen e Marcão, os volantes Ramires e Yuri, além dos meias Carlos Alberto, Eduardo Ramos e Douglas Packer. 

 

Treinadores contratados pelo Leão 

2015 

Zé Teodoro e Cacaio

 

2016

Leston Junior, Marcelo Veiga e Waldemar Lemos 

 

2017 

Josué Teixeira, Oliveira Canindé e Léo Goiano

 

2018

Ney da Matta, Givanildo Oliveira, Artur Oliveira e João Nasser Netão

 

2019 

João Nasser Netão e Márcio Fernandes

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES