Paraense disputa hoje a semifinal da 35ª Bahia Juniors Cup

O torneio mundial juvenil vale pontos para o ranking mundial

Andreia Espírito Santo
fonte

O paraense Joaquim de Almeida, de 17 anos, está na semifinal da 35ª Bahia Juniors Cup, torneio mundial juvenil com a presença de atletas de 11 países realizado no Clube Bahiano de Tênis. O jovem tenista começou treinando com Mauro Klautau, em Belém (PA), com oito anos de idade. Há três anos foi conduzido à academia Tennis Route, no Rio de Janeiro (RJ).

Para chegar à semifinal, ele venceu o paranaense João Duleba por 6/2 e 6/1 e à tarde superou o cabeça de chave 2, João Loureiro, por 6/3 e 6/0. "Entrei muito concentrado nos dois jogos, a chave foi manter o foco neste torneio, dormir cedo, fazer bem as rotinas, venho treinando muito bem na Tennis Route, já tinha vencido o Loureiro duas vezes esse ano, sabia mais ou menos como jogar. Fiz rodada dupla hoje, mas saio bem fisicamente para essa semifinal", disse Joaquim que disputou o Campeonato Brasileiro Interclubes com a camisa do Paysandu e foi campeão ano passado nas mesmas quadras do Bahiano de Tênis.

Ele também tem histórico bom no torneio onde foi campeão na categoria 14 anos e campeão de duplas nos 16.  "Quadra rápida é minha preferida e me sinto muito bem aqui, clima de sol, sinto como se fosse minha casa". Joaquim encara o uruguaio Francisco Llanes, quarto cabeça de chave, que virou contra o paulista Richard Gama por 2/6, 7/6 (7/5) e 6/4.

As semifinais do feminino e masculino acontecem hoje, a partir das 9h. O torneio de 16 anos distribui pontos no ranking Sul-Americano do Cosat.

A competição tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. Por ela já passaram nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, em 2012, tenista que desponta esse ano no profissional sendo 210 do mundo e com a conquista da Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES