CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto Vida Ativa resgata a autoestima de idosos com atividades físicas

Ação abre inscrições para circuito deste ano de 2019

Andre Gomes
fonte

O Vida Ativa é um projeto iniciado em 1999, com o objetivo de proporcionar ao público da terceira idade o acesso à atividade física. Essa etapa da vida é cercada de preconceitos e estereótipos. Entretanto, ações como essa, que abre inscrições para novos alunos na próxima terça-feira (22), implementada pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), vêm resgatando a autoestima e a felicidade da pessoa idosa.

Gratuitamente, o projeto oferece práticas de hidroginástica, natação, caminhada, ginástica, aerodança, dança folclórica, alongamento, voleibol, ioga, xadrez e memorização. Além disso, serviços de atendimento médico, odontológicos e nutricionais também são ofertados para pessoas acima dos 50 anos. Uma oportunidade para que essa população envelheça com qualidade.

Participante há 12 anos, Raimunda Silva é uma das vidas transformadas pelo Vida Ativa. "Eu entrei no projeto porque, nessa época, eu estava depressiva. Eu descobri que estava com fibromialgia [síndrome que provoca dores por todo o corpo por longos períodos] e esclerose múltipla [doença que afeta o cérebro e a medula espinhal]. Eu entrei de licença no meu trabalho. Sem poder trabalhar, entrei em depressão", conta.

No país, casos como o de dona Raimunda são comuns nessa fase da vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a faixa etária dos 60 a 64 anos lidera entre brasileiros que sofrem de depressão. Dos mais de onze milhões diagnosticados, 11,1% são idosos. Mas ter ao lado pessoas que se importam pode não apenas fazer a diferença, mas preparar boas surpresas.

"Me informaram sobre o projeto e que se fazia atividades físicas. E comecei a ir pro Vida Ativa. Foi muito bom e lá conheci meu marido. Ele também tinha depressão, os dois. Nos casamos há 11 anos", revela a senhora em tom de alegria.

Até esta sexta-feira (18), está aberto o período de matrículas dos alunos antigos. Já para os novos ocorre entre 22 e 25 de janeiro. São 1.500 vagas distribuídas em quatro núcleos. Para se inscrever os interessados precisam apresentar atestado médico acompanhado de laudo de cardiologista, cópia da identidade e uma foto 3x4. Chance de experimentar em primeira mão o que Raimunda vivencia há mais de uma década.

"A gente tem passeios e ajuda muito. Compartilha os problemas. Todo mundo devia ter acesso, pessoas da terceira idade. Eu acho que dá uma melhor qualidade. Envelhecer com saúde é bom. Quando chega a terceira idade é a era do com dor aqui, com dor ali. [Mas no Vida Ativa] Às vezes a gente se sente criança", comenta.

O projeto, que atende atualmente cerca de dois mil idosos, desenvolve diversas atividades orientadas por professores de educação física. Elas são supervisionadas por técnicos em gestão de esporte e lazer. Todo um acompanhamento especializado para que outras histórias de sucesso como a de Raimunda possam não apenas ser uma excessão, mas se tornar um hábito.

"[Quem ainda não participa] não sabe o que estão perdendo. É como se conhecesse um novo mundo. Como se você tivesse uma herança e não soubesse. Você entra ali e vê onde se enquadra, qual a necessidade do seu corpo. As professoras são ao mesmo tempo mãe e filha. A gente vê que para elas é um prazer e não um sacrifício estar ali", finaliza.

Serviço:
As inscrições podem ser feitas, diretamente com os professores de cada núcleo, nos seguintes polos:

  • Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Asalp), localizado na Rodovia Mario Covas, em Ananindeua;

  • Na sede da Tuna Luso Brasileira, na Avenida Almirante Barroso;

  • Na Escola Triunfo, na Travessa Barão do Triunfo;

  • E no Estádio do Mangueirão, na Avenida Augusto Montenegro, em Belém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES