Jogos Paralímpicos Estudantis chegam à 12ª edição em 2019

Cassius Fernando, de 15 anos, competirá no atletismo

Andre Gomes

O maior evento de esporte palímpico no Pará, o Jogos Paralímpicos Estudantis, chega à sua 12ª edição em 2019 e tem a abertura realizada nesta quarta-feira (7), em Belém. Realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (Nel), o torneio busca ser um instrumento de inserção social, de resgate da autoestima dos jovens e incentivo à qualidade de vida.

Cassius Fernando, de 15 anos, possuí baixa visão, no entanto, nada que impedirá ele de continuar demonstrando seu amor pelo atletismo. "Minha paixão começou quando eu vi que havia inclusão dentro do esporte, porque já praticava outros esportes, mas quando vi que eu podia fazer incluso na sociedade foi muito bom", comenta.

MODALIDADES

Além do atletismo, os Jogos Paralímpicos Estudantis contam com mais oito modalidades: goalball, atletismo, bocha, natação, judô, tênis de mesa, parabadminton, voleibol sentado e futebol. O evento promove ainda oficinas e cursos de arbitragem de bocha, arbitragem de goalball e oficina de arbitragem de atletismo.

SUPERAÇÃO

Além de premiados, os atletas classificados irão representar o Estado do Pará nas paralimpíadas escolares que ocorrem em São Paulo em novembro. Competidores do ensino público e privado paraense participam do torneio e mostram que podem vencer qualquer obstáculo.

"Meu problema físico, que é visual, é uma coisa irreversível dentro da medicina. Então, fazer esportes me ajuda na parte física, na saúde e troca de hormônios, me sinto melhor na escola e mais concentrado, apesar de muitas pessoas acharem que a gente se cansa no esporte. Mas não eu, particularmente, me sinto mais disposto", finaliza Cassius.

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM ESPORTES