Bottas bate Verstappen, vence corrida sprint e conquista pole no Brasil. Hamilton é 5º
Após toda a bagunça com a investigação iniciada no sábado, corrida sprint teve cenário diferente ao que se imaginava após classificação. Valtteri Bottas venceu e ficou com a pole do domingo
Quando a classificação em Interlagos terminou, no fim da tarde da sexta-feira, Lewis Hamilton saía como enorme favorito à corrida sprint. O cenário após de quase 20 horas de discussões sobre se ele ou Max Verstappen seriam punidos ou não, porém, mudaram tudo. O inglês acabou desclassificado, enquanto o multado holandês ficou com a primeira posição. A frente da corrida sprint também não virou vitória fácil nas mãos de Verstappen. Ao contrário, o que aconteceu foi brilho de Valtteri Bottas. O finlandês venceu e ficou com a pole-position para o domingo.
Bottas tomou a ponta com uma largada magistral e que destaca as idiossincrasias do piloto apenas seis dias depois de uma partida vexatória no México. É a experiência Valtteri, que dessa vez apertou no calo de Verstappen. O holandês chegou a perder a terceira posição ao escapar da pista, mas rapidamente ultrapassou Carlos Sainz. O ataque foi para cima de Bottas, que resistiu até quando Max chegou em zona de DRS. Não teve jeito, Verstappen vai largar mesmo em segundo no domingo.
Sainz, por sua vez, largou bem também e se manteve confortável por quase todo tempo com o terceiro lugar. Sergio Pérez tentou apertar no fim, ameaçou, mas não chegou sequer perto de realmente ultrapassar. Assim, o mexicano fica em quarto.
O protagonista da prova, além de Bottas, foi mesmo Hamilton. Em 24 voltas, apenas, saiu do 20º lugar para o quinto. Sim, 15 posições e pouco atrás de Pérez e Sainz. O heptacampeão não abriu mão do fim de semana, ainda que perca cinco destes postos para o domingo. Se em 24 voltas fez um salseiro como esse saindo em 20º, largar em décimo numa corrida com três vezes a duração desta não parece um acordo tão ruim assim.
Lando Norris, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Sebastian Vettel fecharam o top-10, mas nas corridas sprint apenas os três primeiros colocados marcam pontos.
Palavras-chave