Documentação oficial da FIFA dá veredito sobre título mundial do Palmeiras

Decisão da instituição foi divulgada em reunião do comitê executivo em São Paulo

Redação Integrada

O Palmeiras tem ou não título mundial? Lembrada pelo clube como verdade absoluta, a conquista da Copa Rio de 1951 é apontada como equivalente a um título do mundial de clubes para os palmeirenses. O tema levantou polêmicas até uma reunião do comitê da FIFA sobre o caso. Em ata, a entidade máxima do futebol internacional garantiu:

"Concessão do pedido feito pela CBF para reconhecer o torneio de 1951 entre clubes europeus e sul-americanos e vencido pelo Palmeiras como a primeira competição mundial de clubes", diz a ata da reunião.

O documento foi revelado nesta segunda-feira (4), mas é datado de 7 de junho de 2014, quando a cúpula da entidade esteve no Brasil por conta da Copa do Mundo. Ainda sob o comando de Joseph Blatter, a FIFA reconheceu o título da Copa Rio como um mundial de clubes. Estiveram no encontro o então vice da FIFA, Julio Grondona, e Marco Polo Del Nero, à época presidente da CBF, entre outros cartolas. 

O Palmeiras conquistou o título da Copa Rio-1951 ao bater a Juventus, de Turim, na decisão. Também participaram da competição o Vasco da Gama, o Nacional de Montevidéu, o Áustria Viena, o Nice da França, o Sporting de Portugal e o Estrela Vermelha da Iugoslávia.

Em 2017, a Fifa, já sob administração do suíço-italiano Gianni Infantino, reforçou a posição de considerar como campeões mundiais apenas os vencedores dos torneios realizados a partir de 2000, no formato atual do Mundial de Clubes da Fifa.

Veja a ata da reunião!

 

Futebol
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!