CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Clubes podem ser liberados para voltar aos treinos presenciais nesta terça-feira

Remo e Paysandu são os principais interessados na liberação para que possam se preparar para competições. mesmo ainda sem data

Andreia Espírito Santo

A decisão sobre a volta aos treinos dos clubes de futebol de Belém será anunciada nesta terça-feira (23) durante reunião entre os representantes de Remo, Paysandu, Tuna e Carajás, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e a comissão epidemiológica do município.

Paysandu e Remo são os mais interessados na liberação dos treinos presenciais. Inclusive, o time alviceleste já tinha se planejado para voltar as atividades, mas precisou adiar a decisão após a prefeitura lembrar que era preciso ter o alva da gestão municipal. O Remo aguarda essa liberação para revelar quando o time volta aos treinos. O último treino do Paysandu foi no dia 18 de março e do Remo no dia 21. Desde então, os times paralisaram as atividades como forma de prevenção ao novo coronavírus. 

A esperança dos clubes, em especial do Paysandu, é que os treinos sejam liberados nesta terça-feira, principalmente após a comissão receber os protocolos, entregues na semana passada e analisados durante o final de semana. O médico Flavio Freire, membro da Sociedade Paraense e Brasileira de Medicina Esportiva, foi convidado para participar da comissão da prefeitura e garantiu que hoje deve sair o parecer da prefeitura.

“Em relação aos clubes, eu já conhecia os protocolos apresentados por Remo e Paysandu, mas a Sesma (Secretaria Municipal de Saúde) não conhecia. O responsável pela infectologia, doutor Raimundo Sena, não conhecia os protocolos, que foram apresentados na sexta-feira para ele. Por isso, pediu o tempo até amanhã para ver se está de acordo com determinações sanitárias, licenças, para dar o parecer dele”, comentou.

O médico ainda explicou sobre as medidas que estão sendo tomadas para a retomada das atividades esportivas na capital paraense e quais serão as que os clubes podem fazer no momento.

“A comissão da retomada teve como base para as decisões um guia emitido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O guia conseguiu classificar as modalidades de acordo com o risco de infecção e contaminação. Nós temos as atividades de baixo, médio e avançado risco. Essa classificação envolve várias atividades. Um exemplo de baixo risco foi que são as modalidades que podem ser realizadas em grupo pequeno ou individualmente ao ar livre, que foi liberada na última sexta-feira. A caminhada, corrida de rua, skate, patins, tênis. A gente vai analisar para a segunda fase as atividades de grupos, sempre respeitando as condições de segurança. Nessa entra os treinos no futebol em grupos maiores, com bola, mas sem contato físico. É nessa fase que os clubes poderão utilizar a academia. Nesse primeiro momento, os clubes podem iniciar os treinamentos de maneira individualizada, ao ar livre, como por exemplo, uma corrida no gramado. Isso sem problema alguma. Mas ainda não podem utilizar a academia”, explicou.

A última fase trata justamente da volta dos jogos de futebol e de outras modalidades, que ainda não tem data para ocorrer.

“A última fase é a que envolve esportes de contato, como o futebol, as lutas, boxe, entre outras modalidades. Não tem perspectiva dessas datas de retorno porque depende do cenário epidemiológico mediante aos dados fornecidos pela Sesma”, acrescentou Flávio Freire.

Apesar da volta gradual das atividades físicas, o médico lembra que a pandemia continua e que é necessário tomar todos os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“É bom Lembrar que todas as modalidades, independente da fase, precisam respeitar as medidas de segurança, como higienização, o distanciamento, o uso de máscara. A gente ainda vive a pandemia do novo coronavírus. A gente sabe a importância da atividade física para saúde física e mental, mas a gente ainda está vivendo uma pandemia. Então as medidas de segurança, que incluem o uso de máscaras, continuam sendo obrigatórias mesmo durante a pratica da atividade física”, alertou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES