Avanço do Covid-19 deixa dúvida na sequência do Campeonato Paraense: 'Tudo pode acontecer', diz vice

FPF pode antecipar rodadas ou jogar com portões fechados

Nilson Cortinhas

Está indefinida a sequência do Campeonato Paraense 2020 em função das orientações de órgãos públicos e demais entidades para conter o Covid-19.

BAIXE AQUI o guia de informações essenciais sobre o Coronavírus.

Diante da informação que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspendeu competições nacionais, sendo que, no entanto, a entidade máxima do futebol brasileiro preferiu não impor a mesma regra para competições regionais, a Federação Paraense de Futebol optou pela cautela. A FPF é a entidade que organiza o Campeonato Paraense. O vice-presidente da entidade, Maurício Bororó, foi enfático. "Está sendo avaliado pela federação e clubes às antecipações das rodadas. Tudo pode acontecer", relatou.

A indefinição se baseia na possibilidade de decreto da Prefeitura de Belém que proíbe eventos de massa na capital paraense. O prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) viaja para Brasília nesta segunda-feira (16) e, após contatos com o Ministério da Saúde, deve deliberar o decreto que foi pré-anunciado por meio de uma rede social.

Aliás, representando a FPF, Maurício Bororó também seguirá para o Rio de Janeiro tratará sobre o assunto: competições e o avanço do Covid-19. "Viajo amanhã (segunda-feira, 16) cedo para o Rio de Janeiro, CBF. Na terça (17), terá Assembleia Geral Ordinária onde irei representar a FPF. O presidente Adelcio Torres não poderá ir por recomendação médica", informou Bororó.

Possibilidades

O diretor de competições da FPF, Sílvio Saraiva, adiantou que há diversas possibilidades sendo discutidas exaustivamente sobre a sequência do Campeonato Paraense.

De antemão, Sílvio tomou providências. "Eu já elaborei quatro tabelas com as possibilidades de adiantar a 9º e a 10º rodadas", disse Saraiva, referindo-se as rodadas finais da fase de classificação do Parazão. A tabela original aponta os jogos para os próximos finais de semana (21 e 22 de março). Contudo, a medida de antecipação das rodadas pode resultar em jogos nas próximas quarta e quinta-feira (18 e 19). "Temos uma reunião amanhã (segunda-feira, 16) para começar a decidir isso. Mas, estamos esperando a decisão do Prefeito: se ele vai baixar o decreto ou não", ressaltou o diretor de competições. A possibilidade de antecipação considera o fato do Pará ainda não ter identificado nenhum caso do vírus, eliminando momentaneamente o risco de contágio e, dessa forma, os jogos teriam público. "O que for determinado nós faremos. Se os jogos forem logo, nós iremos jogar", disse o treinador do Paysandu, Hélio dos Anjos.

Há outra hipótese que determinaria jogos realizados com portões fechados, a exemplo do que ocorreu nos Campeonatos Paulista e Carioca.

Futebol
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM ESPORTES