Oratória e Comunicação Eficaz

Ricardo Tomaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 16 anos, empresário, palestrante, instrutor corporativo e mestre de cerimônias. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte e o Design Thinking, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

Comunicar e empreender

Todo empreendedor pode desenvolver a competência da comunicação assertiva

Ricardo Tomaz

A comunicação é uma ferramenta importante quando o assunto é empreendedorismo, haja vista que a troca eficiente de informações estimula a criatividade necessária para a maturação das ideias, tornando-as assim “inovadoras” para o empreendimento. Vamos por parte.

O surgimento de novas ideias decorrente de uma comunicação eficaz dá ao empreendedor a possibilidade de explorar novas possibilidades de mercado, bem como a possibilidade de ajudar a vida de muitas pessoas, seja por meio de novos produtos, novos serviçose até mesmo novas concepções que, por sua vez, tendem a agregar novos rumos.

Segundo José Dornelas, um dos principais pensadores do Empreendedorismo no Brasil, “O Empreendedor é aquele que faz acontecer” (2001), e, para tanto, a comunicação é imprescindível para que o empresário consolide diversos processos do seu empreendimento. Comunicação é competência. Sendo assim, pode ser desenvolvida em qualquer nível de conhecimento, ou seja, o empreendedor necessita promover uma comunicação assertiva com os diversos atores envolvidos no processo, observando o nível de conhecimento de cada um, evitando assim a perda de oportunidades para multiplicar o seu negócio.

E como identificar a competência da comunicação eficaz no empreendedor? Reconhece-se que alguns aspectos da comunicação estão consolidados no indivíduo profissional, a exemplo do perfil carismático que alguns possuem. Entretanto, outros aspectos da comunicação podem ser desenvolvidos por meio de técnicas para sensibilização, persuasão e outras estratégias aprendidas em atividades de formação continuada que devem ser constantes na vida do empresário que almeja o sucesso.

O empreendedor que desenvolve uma comunicação eficaz desenvolve relações humanas, estimulando diálogos e criando aberturas claras para a comunicação interpessoal, bem como redireciona as energias demandadas pelos problemas para um a solução de tais problemas. Todo empreendedor pode desenvolver a competência da comunicação assertiva, basta que o mesmo entenda o verdadeiro lugar desta comunicação perante o mercado, possíveis colaboradores, parceiros e futuros clientes e busque continuamenteas ferramentas necessárias ao aperfeiçoamento de sua prática comunicativa. Fica o desafio aos empreendedores, do mais carismático ao mais tímido, que potencialize os processos de comunicação, o que, por sua vez, serão fortes aliados para o sucesso.

Oratória e Comunicação Eficaz