Oratória e Comunicação Eficaz

Ricardo Tomaz

Formação em Gestão de Recursos Humanos e Comunicação Social. Ator há 16 anos, empresário, palestrante, instrutor corporativo e mestre de cerimônias. Atua no ambiente corporativo utilizando ferramentas, como a Arte e o Design Thinking, que facilitam a aprendizagem, a criatividade, a comunicação e impulsionam equipes.

Comunicação e Liderança – Parte II

Existem diferentes perfis ou tipos de líderes, que são: Autocrático, Liberal e Democrático

Ricardo Tomaz

Para iniciar vamos mostrar uma abordagem macro desde o processo de Comunicação Eficaz ao Clima Organizacional favorável para o crescimento da organização passando pelos tipos de liderança mais comuns.

A comunicação possui pressupostos ou axiomas que conduzem a sua necessidade no ambiente de trabalho. Segundo Paul Watzlawick, um dos mais conhecidos estudiosos e analistas nesta área, os axiomas da comunicação são:

  1. Não é possível não comunicar;
  2. Qualquer comunicação mostra um aspecto de conteúdo- referencial – e um aspecto relacional – conotativo;
  3. A natureza de uma relação depende de como os comunicadores pontuam a sequência de comunicação;
  4. Os seres humanos estabelecem uma comunicação tanto verbal – digital – como não verbal – analógica;
  5. As trocas comunicativas entre as pessoas têm um caráter simétrico ou complementar

Com base nestes pressupostos podemos estabelecer, desde já, um caminho para o fundamento da comunicação assertiva no perfil do líder desejado pelas empresas e o estabelecimento de sua metodologia como performance de crescimento.

Além de que dentro do processo básico de comunicação que envolve todos os interlocutores – Emissor, mensagem, receptor e feedback - a resposta/reação, o feedback, corresponde a um ponto importante. Desta forma chegamos a conclusão que a arte de dar feedback está dentro das habilidades comportamentais de grande diferencial dos profissionais de sucesso.

O Clima Organizacional dentro do universo da cultura que a organização, em sua particularidade, mostra aos colaboradores ativos significa o ambiente onde este processo de comunicação tem influência e onde o objeto desta pesquisa, o Líder, se encontra.

Segundo Chiavenato "O clima organizacional está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Quando há elevada motivação entre os membros, o clima organizacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, interesse, colaboração, etc."

Dentro das necessidades do ser humano no ambiente de trabalho as mais previstas a serem alcançadas são: pertencer a um grupo de trabalho ou social de estima e as necessidades de autorrealização.

Os líderes ou gestores de uma organização são responsáveis pelo desenvolvimento de seus liderados nas equipes de trabalho estabelecidas conforme os processos da empresa. Cabe ao líder buscar suas competências nesta área para aplicar com seus colaboradores e segundo os autores aqui citados a Comunicação é o principal meio para estabelecer um processo assertivo na busca por resultados.

Com base nas definições e da importância do gestor em seu papel na corporação existem também os diferentes perfis ou tipos de líderes, que são: Autocrático, Liberal e Democrático.

Para cada perfil existe uma forma de comunicar que influencia e desenvolve um resultado na equipe. Para saber como o líder deve agir de forma assertiva no ambiente de trabalho devemos aliar o método de comunicação adotado com as principais competências que destacam o perfil desejado no mercado de trabalho, como: motivação, autoconsciência, adaptabilidade, ética, estratégia, organização e a orientação para resultados.

A alta performance nas organizações promove um ambiente criativo, inovador e apto para a criação de novos métodos de trabalho, pois o mercado busca resultados e crescimento institucional, ou seja, uma alocação de destaque nesta corrida pelo primeiro lugar em vendas ou serviços, sem contar que todos estes conceitos podem ser aplicados nos diversos setores do mercado, no setor público, privado e até no terceiro setor.

Oratória e Comunicação Eficaz