Marketing Digital

Diego Santos

Publicitário, especialista em Comunicação em Redes Sociais e trabalha com Marketing Digital desde 2010.. Sócio da Arena Vindi, executivo de contas em O Liberal e diretor do CONJOVE. Morou em São Paulo, onde trabalhou no Portal UOL, Carsale e Sucursal de O LIberal. Professor do Cesupa e Estácio IESAM; possui certificações em Inbound Marketing (Resultados Digitais) e SEO (Agência Mestre).

5 mitos das mídias sociais para startups

Os cinco mitos mais comuns, e as realidades, que as startups encontram com a mídia social

Diego Santos

No dia a dia vemos diversas dúvidas de como empreendedores e startups devem usar, desenvolver e aproveitar as redes sociais.

Vendo isso, na intenção de desmitificar muitas dessas dúvidas, selecionamos cinco mitos e verdades mais frequentes sobre o uso das mídias sociais.

MITO Nº 1

As Mídias Sociais são gratuitas.

REALIDADE

Embora as rede sociais não tenham custos diretos, para se fazer a coisa certa é necessário um investimento.

Uma Startup, no inicio, não tem verba suficiente para contratar um gerente de mídia social, mas alguém tem que fazer o trabalho.

MITO Nº 2

É uma maneira rápida para o reconhecimento da marca e lealdade dos clientes.

REALIDADE

Embora você possa usar as mídias sociais para construir a imagem da sua marca, é preciso tempo. Você não é o único a usar as redes sociais para compartilhar informações sobre seu negócio, história ou produto. Nesse ambiente, a consistência é crucial.

Mesmo que você esteja construindo lentamente o reconhecimento de sua marca nas redes sociais, não é o mesmo que obter lealdade dos clientes. Há uma diferença. A lealdade é conquistada através da interação do cliente com você e seu produto, a mídia social é a imagem do seu produto e empresa.

Por mais que as redes sociais não sejam rápidas para consolidar sua marca, faça uma.

MITO Nº 3

A sua grande ideia será viral... Amanhã.

REALIDADE

Muitas pessoas pensam que é fácil "fazer algo virar um viral". Não há botão no teclado para fazer isso, muito menos é uma configuração que as redes sociais possuem.

É triste destruir os sonhos das pessoas, mas tenha o pé no chão, são difíceis as probabilidades de que a sua história ou ideia seja um viral. Acontece, mas é raro.

Em mídias sociais, como em outros lugares, autenticidade vende. Acrobacias artificiais ou planejadas são fáceis de identificar e enfraquecem sua credibilidade.

MITO Nº 4

As redes sociais são fáceis, nós podemos fazê-la avançar.

REALIDADE

É fácil de fazer, mal. Cada vez mais os tweets, postagens e imagens que coloca são visuais - fotos, infográficos, vídeos. Fazer imagens deve ter um investimento.

Você pode não precisar contratar um fotógrafo profissional para organizar imagens com qualidade de TV ou contratar um artista gráfico para projetar os infográficos para o sua Startup, no entanto, ter bom senso em suas postagens é importante. Planeje o que compartilha nas redes sociais, tudo o que você compartilhar representa você e sua empresa.

MITO Nº 5

Eu não tenho tempo para estar em todas as redes sociais.

REALIDADE

Sabemos que existem centenas de ferramentas de mídia social, nem todos eles são criados iguais. Na verdade, poucas são consideradas fundamentais para sua marca. Os três grandes são Facebook, Twitter e LinkedIn, se sua startup tem presença nessas três, ou pelo menos em uma delas, você está bem.

Claro, você pode disponibilizar tempo para o Pinterest, Vimeo e Vine, e compartilhar sua visão do empreendedorismo através da música no RedKaraoke.com. Mas, não há nenhuma razão para você estar em toda parte. Na verdade, você não precisa estar. Relaxe!

Marketing Digital