Gestão de Negócios

Iris Penha

Analista Profiler de Perfil Comportamental com certificação internacional; mentora na área de Gestão de Negócios com MBA em Marketing pela FGV e Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA. Atuante no mercado empresarial há 12 anos nas áreas de marketing, vendas, divulgação, atendimento ao cliente e planejamento orçamentário de empresas de médio e grande porte.

Relacionamento: arma poderosa em qualquer lugar

Uma das maiores dificuldades do ser humano é reconhecer as emoções alheias

Íris Penha

Desde a existência do homem sobre a terra é comprovada a necessidade de relacionar-se. Somente as questões básicas não satisfazem por completo as necessidades do homem. O homem precisa viver junto.

Essa capacidade de se relacionar uns com os outros leva o ser humano a experimentar no dia a dia coisas novas e compartilhar suas experiências levando a um patamar de alguém encharcado de conteúdo.

Trazendo para o contexto empresarial as pessoas que possuem essa capacidade e que a usa de forma inteligente traz resultados significativos para a empresa, pois o ambiente se torna propício não somente para grandes aprendizados, mas contribui de forma positiva para um bom ambiente levando ao aumento da produtividade.  

A chave para se alcançar um ambiente e um relacionamento saudável está ligado diretamente ao comportamento do homem que se predispõe a vivenciar conflitos diários aproveitando cada um deles para o exercício da empatia e da autoanálise.

Segundo estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro A Inteligência Emocional, 90% da diferença entre as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional daquelas com desempenho apenas mediano se deve a fatores relacionados a competências comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola. 

Uma das maiores dificuldades do ser humano é reconhecer as emoções alheias, que quando vencidas é possível experimentar os mesmos sentimentos e usá-los a seu favor como fatores de crescimento na área pessoal e profissional. 

Dentre esses fatores, estão as habilidades, que podem ser usadas na condução das relações com as pessoas que fazem parte do ambiente do seu dia a dia. Pessoas que estão na busca do crescimento com foco no desenvolvimento de suas habilidades, são conhecidas como influenciadoras e se tornam excelentes líderes. 

Na busca por um relacionamento interpessoal poderoso dentro de uma empresa existem itens básicos que precisam ser exercitados: identificar aqueles que sabem se relacionar, fazem um bom network, encontrar os que agem com equilíbrio emocional em situações adversas ou desafiadoras, os que possuem competências específicas e as compartilha e tem uma postura de cooperador. 

Hoje o homem tem se relacionado mais pelas redes sociais, se privando de exercitar as técnicas das competências humanas, se tornando limitado nas questões relacionais. De qualquer forma as redes sociais não podem servir de desculpas para não priorizar o vínculo social entre as pessoas, pois ele é necessário, e a ausência desse vinculo tem tornado as pessoas com elevado grau de estresse e ansiedade, pois ficam reféns daquilo que não substitui o contato humano, que vem satisfazer as necessidades intrínsecas do homem.

Há uma necessidade de conscientização de o que está em jogo são relações importantes para a conservação da sinergia de uma equipe de trabalho, mesmo em situações contraditórias, se faz necessária para a construção de um ambiente que aceite de forma completa as diversidades que porventura existirem. Cabe a cada um diariamente, avaliar seus valores, seus padrões de comportamentos e trabalhar suas capacidades individuais para atingir seus objetivos pessoais e do ambiente coorporativo onde está inserido.

Gestão de Negócios