Gestão de Negócios

Iris Penha

Analista Profiler de Perfil Comportamental com certificação internacional; mentora na área de Gestão de Negócios com MBA em Marketing pela FGV e Licenciatura Plena em Matemática pela UFPA. Atuante no mercado empresarial há 12 anos nas áreas de marketing, vendas, divulgação, atendimento ao cliente e planejamento orçamentário de empresas de médio e grande porte.

Perfil identificado, garantia de gestão de sucesso

A inclusão de uma Análise de Perfil Comportamental dá um salto de qualidade em sua gestão como um todo

Iris Penha

Você considera exagerada a afirmativa de que sem identificar o perfil de um profissional de forma adequada pode trazer consequências drásticas ao negócio da empresa?

Então veja em detalhes o quão importante é, e a diferença que faz em um ambiente onde pessoas são alocadas em lugares estratégicos quando identificados os perfis.

O uso de ferramentas adequadas na análise de perfil permite identificar de forma mais objetiva e precisa o desempenho, as competências, o estilo de liderança e como cada pessoa reage sob pressão. É a partir disso que se pode construir e adequar equipes com menos gaps comportamentais.

A realidade que as empresas vivenciam em seu dia a dia, ainda tem sido dificuldades com as pessoas, que por muitas vezes, não adaptadas ao ambiente em que é alocada geram comportamentos negativos quanto a pontualidade, agilidade, estratégias, pro atividade, foco, senso de organização, etc.

O ambiente empresarial é determinado pelo conjunto de perfis identificados nas pessoas que fazem parte da equipe de colaboradores. Esse ambiente pode se tornar produtivo quando há uma prioridade na gestão de pessoas, focada em identificar forças e fraquezas do seu corpo de colaboradores, bem como detectar suas aptidões e como reagem diante de diferentes situações. Isso porque cada pessoa de uma forma individual tem um perfil que caracteriza o seu comportamento e suas atitudes.

É importante partir do princípio de que a empresa na hora de contratar deve ter o cuidado de buscar conhecer de forma mais específica a pessoa que está contratando para atuar em seu negócio, levando a identificar suas competências, sua reação as frustações e desafios e de como lida com dificuldades, isso ajudará muito, pois haverá clareza de como será seu comportamento em outras ocasiões.

O uso desse recurso fabuloso ajuda a empresa a orientar o seu trabalho pelo comportamento das pessoas. Dessa forma, é possível montar a engrenagem ideal de uma equipe de alta performance que na prática as chances de garantir a entrega de bons resultados é elevada. Isso vai refletir positivamente no negócio como um todo, não apenas no que tange a gestão de pessoas.

Muitas empresas ainda se mostram resistentes à aplicação de métodos de desenvolvimento e análise de perfil no ambiente profissional. Vejo isso ainda como uma desconfiança, já que o mercado nos últimos anos tem sido inundado de gurus e métodos infalíveis no que diz respeito a autoconhecimento, motivação etc.

Daí a importância de buscar o uso da metodologia adequada, que tenha credibilidade e resultados comprovados. Pois está cheio métodos e que não utilizam adequadamente as bases científicas necessárias para esse tipo de estudo e muito menos contemplam análise propriamente ditas.

A inclusão de uma Análise de Perfil Comportamental dá um salto de qualidade em sua gestão como um todo, pois é possível identificar os principais traços da personalidade de uma pessoa, sabendo seu comportamento diante das diversas situações e suas habilidades de lidar com as informações. Isso dá condições para a empresa fazer a orientação adequada e explorar de forma assertiva as reais potencialidades de seu colaborador.

De posse de informações precisas e descoberta de "entraves" no gerenciamento do negócio é possível trabalhar com foco nesses dados e ter a "máquina" funcionando sem necessitar correr atrás o tempo todo de soluções emergenciais que roubam tempo e dinheiro que poderiam ter sido empregados para atender o objetivo principal da empresa.

Gestão de Negócios