MENU

BUSCA

Resolver problemas é mais importante que ter uma profissão, diz superintendente do CIEE

Rodrigo Dib afirma que habilidades humanas, como comunicação e adaptabilidade, são fundamentais para enfrentar um mercado em constante transformação.

Gabi Gutierrez e Maycon Marte

Com o avanço da tecnologia e as mudanças constantes no mundo do trabalho, a pergunta mais comum entre profissionais é: como se preparar para o futuro? Para Rodrigo Dib, superintendente institucional do CIEE, a resposta não está em escolher uma única profissão, mas sim em desenvolver habilidades que acompanham qualquer cenário.

“Se você é uma pessoa treinada para resolver problemas, você está garantido. Porque o mundo está cheio de problemas. E quem resolve, sempre tem espaço”, afirma.

Rodrigo destaca que o foco atual dos processos seletivos está nas competências comportamentais. Boa comunicação, raciocínio lógico, resiliência, colaboração e capacidade de aprender com rapidez são diferenciais muito mais importantes que conhecimentos técnicos específicos, que mudam com frequência.

VEJA MAIS:

Pará tem vagas de estágio abertas pelo CIEE; bolsa pode chegar a R$ 1.500
Oportunidades são para estudantes de ensino médio, técnico e superior em diferentes áreas


Currículos e perfis profissionais feitos por IA viram tendência, mas recrutadores recomendam atenção
Especialistas alertam para perda de autenticidade e impactos na credibilidade durante processos seletivos


Procurando emprego? Conheça aplicativos gratuitos para fazer currículo
Diversos aplicativos oferecem até modelos de currículos prontos para serem preenchidos

“Hoje, muitas empresas já contratam pelo comportamental, porque sabem que o técnico pode ser aprendido depois. E as gerações mais novas têm essa vantagem de aprender rápido”, explica.

Ele ainda reforça que, diante de profissões que ainda nem existem, a melhor preparação é fortalecer o que nenhuma máquina pode substituir: as habilidades humanas.