Região Metropolitana de Belém tem 4ª maior inflação no final do ano

Alimentação e bebidas impulsionaram a alta de 0,48%

Redação Integrada

A inflação belenense encerrou o ano com um aumento de 0,48%, a quarta maior entre as regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, perdendo apenas para as regiões metropolitanas de Aracaju, Rio Branco e Salvador.

A inflação de dezembro em Belém foi impulsionada, em grande parte, pelas altas de alimentação e bebidas (0,91%), vestuário (2,26%) e passagens aéreas (31,12%). Apesar do aumento da inflação, o setor de habitação (-0,20%), transportes (-0,01%) e saúde e cuidados pessoais (-2,26%) seguraram uma maior alta de preços.

Alimentação no domicílio tem maior impacto na inflação belenense

Na parte de alimentação e bebidas, produtos consumidos pela população nos próprios domicílios tiveram contribuição para a inflação, como as carnes (1,71%), bebidas em geral (2,68%) e pães (0,45%). No setor de vestuário, houve aumento da demanda por roupas e calçados para as festas de final de ano e, consequentemente, ajuste de preços nos fornecedores e nas lojas. Com relação as passagens aéreas, houve aumento do preço do querosene de aviação durante o ano e da demanda de viagens nacionais e internacionais pela alta temporada dos meses de final de ano.

Energia elétrica e combustíveis ajudam a não elevar inflação

Na parte de habitação, a queda foi puxada pela energia elétrica (-0,66%), que ficou mais barata por causa da mudança da bandeira tarifária. No setor de transportes, o destaque foi o combustível, com queda de -3,42%, em especial, a gasolina, devido ao menor preço do petróleo no mercado internacional e, consequentemente, dos combustíveis nas distribuidoras brasileiras.

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!