CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mais de 5 mil concursados do Pará esperam nomeação

Grupo se reunirá esta semana para encaminhar deliberações que serão levadas ao governador

Redação Integrada
fonte

A Associação dos Concursados do Pará (Asconpa) aponta que há 5,4 mil pessoas aprovadas em concursos do Estado, aguardando nomeação há alguns anos. A entidade se prepara para dialogar com o governador Helder Barbalho e ver como a nova gestão pretende solucionar essa pendência. Num dos primeiros atos administrativos, Helder exonerou cerca de 2,5 mil servidores estaduais em cargos comissionados. Uma medida que deve gerar economia de R$ 52 milhões por ano, mas sinaliza dificuldades de operação dos órgãos públicos.

No sábado (12 de janeiro), às 15 horas, a Asconpa fará a primeira Assembleia Geral dos Concursados de 2019. Será na sede do  Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Pará (Sintsep-PA), que fica na travessa Mauriti, 2239, entre as avenidas Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma.

A ideia do encontro é mobilizar novamente os aprovados em concursos. Durante os oito anos de governo de Simão Jatene, sempre houve dificuldade de comunicação e negociação entre a categoria e o Estado. Houve vários protestos cobrando as nomeações, ao passo que cada vez mais pessoas eram alocadas em cargos comissionados.

Os 5,4 mil concursados são dos últimos certamos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) e Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe). Uma comissão será formada para participar de uma reunião com Helder, tão logo ele agende um encontro, como explica o presidente da Asconpa, José Emílio Almeida.

Além de traçar estratégias de diálogo sobre os concursados que aguardam nomeação, a Asconpa pretende formular um documento para demandar mais concursos públicos. Uma das ideias é que esse documento sirva não só para os órgãos estaduais, mas também os municipais e federais.

Ainda como um dos primeiros atos de governo, Helder "extinguiu" a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), que agora passa a ser um órgão vinculado à Casa Civil. No ano passado, a Secom promoveu um concurso. A Asconpa também deverá procurar mais informações sobre como o novo governador deverá proceder em relação aos concursados desse certame. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA