Trabalho temporário pode resultar em vaga efetiva

Para se destacar, trabalhador deve mostra habilidades e competências durante o ciclo

Elisa Vaz

Com a chegada do último trimestre do ano, deve aumentar a oferta de vagas de trabalho temporário, especialmente por conta da possibilidade de crescimento de vendas no Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Geralmente, as empresas começam a buscar os funcionários já no mês de outubro, mas o tempo que esses trabalhadores ficarão contratados é incerto.

Pela legislação, o trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa para atender à demanda complementar de serviços. Ou seja, não é um contrato regular de trabalho, e sim para suprir uma necessidade. O tempo varia de acordo com a empresa, podendo ser apenas um fim de semana, ou uma semana, ou mês, três meses e assim por diante.

O gestor da graduação de recursos humanos e um dos responsáveis pela Escola de Negócios da Universidade da Amazônia (Unama), administrador John Pablo Pinheiro, afirma que os períodos de datas comemorativas sempre geram empregos, parte deles na modalidade de trabalho temporário. "Esse funcionário tem um regimento diferenciado, de acordo com as leis trabalhistas. As pessoas que procuram essas vagas são as que estão disponíveis, desempregadas e em busca de uma oportunidade. O trabalho temporário é uma chance de adquirir renda, mesmo sendo um trabalho rápido. Nós acreditamos que as vagas vão começar agora, mas essa base é a do mercado de trabalho antes da pandemia. Com esse novo contexto, o cenário mudou, temos que ver como será", afirma.

Para quem busca uma vaga temporária como forma de conseguir uma renda rápida, é importante chamar a atenção do recrutador. É possível fazer isso por meio do currículo, segundo John. Ele diz que há duas categorias de trabalhadores: os que não sabem qual a vaga e os que têm as especificidades daquela função. A pessoa que não conhece a vaga vai enviar o currículo mais aleatoriamente - nesse caso, ela deve explorar o máximo de informações possíveis sobre conhecimento e formação, nunca deixando de lado o segmento no qual a empresa atua.

O outro grupo, de pessoas que conhecem a vaga e sabe o que ela pede, deve fazer um currículo mais específico, explorando as competências, habilidades e experiências de uma forma mais direcionada. No entanto, nos dois casos, não é apenas o currículo que conta; a entrevista de emprego também deve ser levada a sério. "Seja um trabalho temporário ou não, esse é o momento em que o recrutador vai tirar as dúvidas em relação ao currículo e ver se tudo aquilo é verdade", alerta o especialista.

Apesar de ser um trabalho temporário, o administrador afirma que esta pode ser uma grande oportunidade. Existem históricos de pessoas que começaram como funcionários temporários em empresas e se destacaram. "A gerência percebe que aquele trabalhador tem um bom perfil para a empresa e para o segmento, e a pessoa acaba ficando e faz outro processo para ser efetivo", diz. O primeiro passo para quem deseja a contratação fixa, na opinião de John, é entender como aquele negócio, o perfil da empresa e a cultura organizacional de hábitos e valores. Depois, o trabalhador vai precisar treinar ao máximo e desempenhar uma boa atividade durante aquele ciclo, demonstrar que está gostando da experiência e conseguindo atender às expectativas.

"Ele pode ter dificuldade na função, mas deve sempre demonstrar interesse nos processos e que quer vencer os desafios. Assim, ele se destaca dentro da empresa. Chamamos isso de 'diferenciais competitivos' em relação a outras pessoas que estão tentando a vaga, mas não mostram bons resultados", comenta John. Um ponto que deve ser evitado, segundo ele, é a baixa autoestima dentro do trabalho, porque isso pode resultar também em um atendimento ruim.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Concurso
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA