Estudantes podem ter mais oportunidade em agosto

De acordo com levantamento, 24,5 mil oportunidades serão abertas entre agosto e setembro em todo o Brasil

Redação Integrada

Em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho, muito jovens adquirem experiências ainda na faculdade, por meio dos estágios. De acordo com um levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), 24,5 mil oportunidades serão abertas entre agosto e setembro em todo o Brasil, período conhecido como a segunda temporada de contratação em estágios, enquanto apenas os universitários terão 20,2 mil vagas, número 9,2% superior em relação a 2018. Já para os outros estudantes, serão 4,3 mil, com um aumento de 7,5%.

Como julho marca o mês das férias estudantis, quem quer ser contratado deve aproveitar o momento para se preparar para uma possível contratação. Para o administrador Murilo Fonseca Andrade, mestre e doutorando em Administração, o principal requisito para ser bem visto no mercado é manter o currículo atualizado com cursos profissionalizantes, por exemplo, que têm duração de dois anos, além de manter as redes sociais organizadas e sem grandes exposições "Esteja prepardo para a mudança. Quem busca a primeira experiência profissional deve entender os benefícios do estágio para a construção da carreira. Esse é o melhor jeito de conciliar o conteúdo aplicado em sala de aula com a prática do universo empresarial", destacou.

Outra orientação do especialista é que o candidato a uma vaga de estágio deve, durante o processo de seleção, manter o profissionalismo e a postura. No currículo, por exemplo, não pode haver erros ortográficos ou informações que não são relevantes para vaga que deseja pleitear. "Também é preciso estar atento às solitações do recrutador, verificando se a vaga requer foto no currículo e escolhendo uma boa foto. No caso do e-mail, não use um como 'gatinhamanhosa@provedor.com' ou 'destruidordemundos@provedor.com'; esses o candidato pode deixar para sites de relacionamentos e jogos on-line, não para uma seleção", disse Andrade.

Na entrevista, a indicação é ter boa postura, se vestir de acordo com o ambiente, falar apenas o que for relevante àquela vaga, estudar a empresa para mostrar conhecimento e desejo de colaboração, e não mentir ou inventar informações. Já dentro da empresa, a dica é se mostrar disposto a aprender e a desenvolver habilidades, com trabalhos em grupo, conversando com quem tem mais experiência na empresa, sendo proativo, atendendo às demandas e colaborando com outros funcionários, segundo o administrador. "Isso tudo se chama 'trabalhabidade'. Não é porque você desenvolveu suas atividades em tempo hábil que não exercerá outras".

Portanto, o ideal é usufruir desse momento para garantir sua oportunidade. "Essa é a principal porta de entrada de jovens no mundo dos negócios e o candidato irá se destacar não por suas experiências anteriores, mas sim por seus comportamentos. Muitas trajetórias de sucesso iniciam a partir do estágio. Então, aproveitar essa etapa para fortalecer seu networking e absorver o conhecimento de supervisores ou colegas abrirá portas em sua caminhada", finaliza o especialista.

Concurso e Emprego
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS CONCURSO E EMPREGO