CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Assipa é segunda casa dos idosos

Acolhidos praticam atividades de lazer e de socialização para melhorar qualidade de vida e bem-estar

Elisa Vaz / Redação Integrada

Realizar ações que criem boa convivência entre os idosos e a sociedade, além de atividades socioculturais e de lazer, é o maior objetivo da Associação de Idosos do Pará (Assipa), entidade que já existe há 34 anos, de forma voluntária. Nesse ambiente, as pessoas idosas são envolvidas em ações de desenvolvimento pessoal, que proporcionam reflexão sobre a sua realidade, conscientização de direitos e de luta que garantam o pleno exercício de sua cidadania e fortalecimento da autoestima.

Atualmente, são cerca de 250 pessoas atendidas, em fluxo rotativo, com base nas características de cada faixa etária. Conforme explicado pela organização, em alguns casos, os idosos que participam do programa ficam afastados por conta de consultas, tratamentos médicos, internações hospitalares, viagens ou doenças temporariamente incapacitantes, mas, nos eventos especiais, comparecem cerca de 100 pessoas, entre idosos, cuidadores e familiares.

"Quem criou a Assipa foi uma assistente social que trabalhava na Legião Brasileira de Assistência (LBA) com um grupo de idosos. Com a extinção, ela continuou preocupada com a causa e quis dar continuidade ao trabalho. Reuniu 42 idosos que eram da LBA e fundou a nossa atual associação, em março de 1985, sendo a pioneira do Pará e a segunda mais antiga do Brasil", contou a presidente da Assipa, Selma Quintella.

Ela ainda explicou que a entidade funciona como um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, segundo o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Desta forma, as ações desenvolvidas buscam o bem-estar das pessoas idosas. Entre elas, o grupo realiza apresentações teatrais e de dança, atividades artesanais e de pinturas, montagem e ensaio de peças teatrais, atendimento médico geriátrico uma vez por semana, ações religiosas relacionadas a Nossa Senhora de Nazaré, São Geraldo Magela e São José, padroeiro da Instituição, além de bazares, participação em caminhadas, campanhas reivindicatórias e atividades integradas com outras entidades. Também é mantido um Boi Bumbá, único formado exclusivamente por idosos, 

Segundo Quintella, todas essas ações são na sede própria da Assipa. As reuniões de planejamento e avaliação das atividades são semanais. "Os idosos cadastrados têm uma saudável convivência. Há uma intensa troca de experiências de vida e aquisição de novos conhecimentos, por meio de palestras da equipe técnica e rodas de conversa. A associação se torna uma extensão de suas casas, já que eles ficam lá durante boa parte de seu tempo, cultivando sua qualidade de vida. As atividades também envolvem as famílias e a população ao redor, fortalecendo os vínculos familiares, sociais e comunitários", garantiu a presidente.

Na avaliação de Quintella, a maior importância dos atendimentos é dar visibilidade a uma faixa etária que não recebe assistência social, apesar de representar grande parcela na sociedade. Mesmo com o Estatuto do Idoso e com a existência de leis que garantem direitos e conquistas, a presidente acredita que a sociedade civil precisa se mobilizar e fazer sua parte. "A realização em trabalhar com idosos é ver a felicidade em seus olhos cansados pelos anos. Nós queremos que eles se sintam capazes, úteis, acolhidos, empoderados e valorizados. Para isso, tratamos eles com carinho, educação e buscamos sempre melhorar sua qualidade de vida".

No total, a Assipa conta com uma diretoria executiva de nove pessoas, eleita democraticamente pelos associados a cada dois anos. São eles a presidente, o vice-presidente, dois secretários, dois tesoureiros e um conselho fiscal composto por três pessoas. Além disso, a entidade conta com uma equipe técnica de apoio, incluindo médico geriatra, assistente social, educadora física, psicóloga, pedagoga, farmacêutica, professoras de artes cênicas e de artesanato, engenheira civil e advogado, todos em caráter de trabalho voluntário.

Grupo aceita doações para mantimento das atividades

Como entidade não governamental, com personalidade jurídica própria, filantrópica e sem fins lucrativos, a Assipa não recebe nenhuma verba pública ou privada para atuar junto aos idosos, e é mantida por recursos próprios, previstos no Estatuto e abaixo das necessidades do grupo. Conforme explicou a presidente do órgão, em 2009, o MDS cortou verba para instituições que trabalham com idosos, e os conselhos federais foram extintos pelo presidente Jair Bolsonaro. "Nossa luta em prol do idoso por meio de ações voluntarias não sentirá o abalo, já que estamos remando, há uma década, sem ajuda governamental, de políticos, empresários, ou outras entidades que trabalham com filantropia. Apesar da dificuldade financeira, a Assipa mantém seus serviços e contas em dia", disse. 

No entanto, a equipe busca ajuda por meio das redes sociais. Entre as necessidades da Assipa, estão os materiais de limpeza para a sede, que conta com copa, cozinha, banheiros, sala, secretaria, salões de reuniões e eventos, depósito de materiais cenográficos e de artesanato; materiais de escritório, necessários para os serviços burocráticos, como relatórios, memorandos internos, ofícios, cadastramento de associados, fichas de prontuários médicos, receituários, material para atividades pedagógicas, tinta para impressora e outros; e alimentos, para os lanches dos intervalos, já que os idosos passam boa parte de seu tempo na instituição, realizando as atividades, e precisam estar bem alimentados e hidratados, principalmente por causa do número de hipertensos e diabéticos e a carência econômico-financeira da maioria.

As pessoas interessadas em doar podem acessar a página oficial da Assipa no Facebook e no blog. Também podem se dirigir até a sede da entidade, que fica localizada na travessa 14 de Março, número 81, no bairro do Telégrafo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA