Ano muda, mas cartão de crédito continua sendo o maior vilão

Belenenses permanecem se endividando com o “dinheiro de plástico”. Créditos pessoais vêm em segundo lugar.

Thiago Vilarins/Sucursal de Brasília
fonte

O ano de 2019 começa com o cartão de crédito sendo novamente o principal tipo das dívidas dos consumidores de Belém. Para 83,3% das famílias de Belém que possuem dívidas, o cartão de crédito é o principal vilão, seguido dos créditos pessoais (16,0%), dos carnês (12,5%) e do crédito consignado (11,6%). Esse é maior percentual de endividados com cartão de crédito desde fevereiro de 2014, quando a margem alcançou 83,7%. Para efeito de comparação, no início de 2018, o cartão de crédito respondia por 60,1% das dívidas das famílias, os carnês por uma parcela de 34,1%, o crédito pessoal por 21,4% e o crédito consignado por 3,9%.

 Em todo o País, o cartão de crédito também continua sendo a principal fonte de dívidas (78,4%), tendo apresentado alta entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos (79,1%). Carnês (14,0%) e financiamento de carro (9,7%) vêm logo em seguida. A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic Nacional) é apurada mensalmente pela CNC desde janeiro de 2010. Os dados são coletados em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA