CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dólar sobe a R$3,90 e tem sétima valorização

Cenário exterior reacende preocupações com a desaceleração global

REUTERS
fonte

O dólar terminou a sexta-feira (14) em alta e na casa de 3,90 reais, em sintonia com a maior aversão ao risco no exterior após dados fracos sobre as principais economias reacenderem as preocupações com a desaceleração global.

O dólar avançou 0,63 por cento, a 3,9046 reais na venda, acumulando, na semana, alta de 0,37 por cento.

Foi a sétima semana seguida de valorização, período em que ficou 6,84 por cento mais caro, sob pressão da saída de recursos e do cenário externo.

Na mínima, foi a 3,8882 reais e, na máxima, foi a 3,9228 reais. O dólar futuro tinha elevação de 0,20 por cento.

"A desaceleração chinesa e europeia... reflete os prejuízos causados pela prolongada indefinição comercial entre Estados Unidos e China", disse o operador da Advanced Corretora Alessandro Faganello.

As vendas no varejo da China cresceram em novembro no ritmo mais fraco desde 2003 e a produção industrial aumentou à taxa mais fraca em quase três anos uma vez que a economia perdeu ainda mais força, aumentando a pressão sobre Pequim para acabar com a disputa comercial com os Estados Unidos.

Na Europa, as empresas se expandiram ao ritmo mais lento em mais de quatro anos em dezembro, segundo o índice de Gerentes de compras (PMI). A informação se somou às previsões menores para o crescimento econômico e inflação feitas na véspera pelo Banco Central Europeu (BCE) para a zona do euro.

Os investidores ignoraram os fortes dados das vendas no varejo dos EUA e o anúncio de Pequim de que suspenderiam as tarifas adicionais sobre veículos e autopeças fabricados nos Estados Unidos por três meses, a partir de 1º de janeiro.

O euro caiu ante o dólar. A moeda norte-americana, por sua vez, subiu ante a cesta de moedas e ante divisas de países emergentes, como a lira turca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

O Liberal
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!