Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Um asteroide passará próximo à Terra amanhã, sexta-feira (27/05); entenda

O corpo celeste 7335 (1989 JA) vai passar a 10 vezes a distância entre a Terra e a Lua e não é motivo de preocupação;

Gabriel Mansur

Esta sexta-feira (27), um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA) irá passar próximo à Terra. Batizado como 7335 (1989 JA) o corpo celeste cruzará a órbita do planeta a pelo menos 10 vezes a distância entre a Lua e a Terra. A classificação não serve para alarmar as pessoas, e sim para que os cientistas mantenham observação constante. As informações são do portal G1.

VEJA MAIS

Associação que reúne Q.I mais altos do país, realiza teste em Belém; cinco paraenses são membros
O teste é aberto ao público, neste sábado (28) mediante pagamento de taxa

Brasileiro de apenas 5 anos é o mais jovem a descobrir asteroide no mundo
Por meio de treinamento da Nasa, Miro Latansio Tsai, 5 anos, já descobriu 15 asteroides

O asteroide 7335 (1989 JA) está causando alarde por ser classificado como um PHA. Mas não é o caso para temer. A classificação serve para manter os cientistas alertas com relação à órbita dos objetos, para que possam prever seu comportamento. Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), explica que “o sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que esse asteroide se aproximará da Terra em pelo menos dois séculos”.

Confira uma imagem capturada pelo telescópio virtual do 7335 (1989 JA)

Os asteroides são classificados como PHA quando estão há 0.05 unidades astronômicas (cada unidade corresponde à distância entre a Terra e o Sol) de distância do nosso planeta. Pedro Bernardinelli, doutor em física e astronomia pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, conta que a classificação “é meio que um jeito de falar que esse é um objeto que vale a pena ser medido”. A preocupação se dá porque a órbita do asteroide cruzar com a da Terra em algumas centenas ou até milhares de anos.

O 7335 (1989 JA) é o asteroide que passará mais perto da Terra em 2022. Mas os especialistas acompanham seu trajeto há 30 anos, assim como outros Asteroides Próximos da Terra (NEOs). NEOs têm órbitas que passam próximo a terra e são classificados da seguinte maneira, de acordo com o comportamento de suas órbitas:

  • Amors: ficam na parte externa da órbita da Terra, mas antes da órbita de Marte.
  • Apollos e Atens: são asteroides que cruzam a órbita da Terra. O 7335 (1989 JA) é um tipo de Apollo.
  • Atiras: asteroides que ficam na região interna da órbita da terra.
Tipos de NEOs (Divulgação/NASA)

A Nasa, Agência Espacial estadunidense, faz o estudo da órbita desses asteroides para calcular a probabilidade de impacto. O projeto DART inclusive testou o potencial tecnológico humano contra um corpo celeste que possa atingir a Terra. Segundo a agência, aproximadamente cem toneladas de “material interplanetário” caem na superfície terrestre, mas quase em sua totalidade são minúsculas partículas de poeira liberadas por cometas. O 7335 (1989 JA) não poderá ser visto a olho nú.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Curiosidades
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!