CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

TV Cultura do Pará faz homenagem a Nazaré Pereira em documentário inédito

"Nazaré Pereira no Caminho" será exibido neste sábado, com reprise no dia 31 de dezembro

Redação Integrada
fonte

A cantora Nazaré Pereira ganhou documentário que vai contar um pouco de sua trajetória como artista. Intitulado "Nazaré Pereira No Caminho", a produção é da Cultura Rede de Comunicação e será exibida pela TV Cultura do Pará neste sábado (8), às 18h15, com reprise dia 31 de dezembro às 17h30.

Com roteiro e direção de Robson Fonseca e Adelaide Oliveira, a ideia do documentário é levar ao público a história de Nazaré Pereira não só como artista, mas como mulher que vivencia a realidade amazônica. "É um documentário em que a Nazaré Pereira conta toda sua trajetória, que mostra toda sua carreira na Europa e em outros países do mundo. Sim, porque ela viajou bastante na década de 70 e 80, fez muito sucesso fora do Brasil. Mas o documentário também mostra a carreira atual de Nazaré Pereira em Belém como em shows e grandes festivais de música", detalha Robson Fonseca, destacando que o trabalho tem ainda produção de Moana Mendes, fotografia de André Mardock e som direto de Luciano Mourão.

Para ilustrar a produção de 42 minutos, a equipe utiliza fotos e vídeos de arquivo pessoal com as apresentações da artista dentro e fora do país. Mas o documentário também desvenda a intimidade de Nazaré ao mostrá-la antes da fama, quando foi professora da educação básica e de dança. Um dos cenários das gravações foi a casa da cantora no distrito de Icoaraci, em Belém, onde ela lembra o começo da carreira e declara o seu amor pelo Pará.

Filha de pai seringueiro e mãe lavadeira, Nazaré Pereira conta no documentário que nasceu na cidade de Xapuri, a mesma de Chico Mendes, no estado Acre. Aos sete anos se mudou com a família para o Pará, onde foi residir no distrito de Icoaraci. Dona de uma voz inconfundível, ela não demorou muito a fazer sucesso fora do Brasil. Mas antes disso, teve que lutar contra o idioma francês e a saudade da família.

"Estou muito feliz com o carinho que a TV Cultura sempre teve comigo. E ser tema deste documentário só me completa ainda mais. Espero sempre retribuir a altura esta confiança que eles depositaram em mim. No documentário eu conto um pouco da minha história como artista, que é bem longa, mas que eu detalho as partes mais importantes como a minha vinda para Belém e como era minha vida no Acre", adianta Nazaré. 

Conhecida internacionalmente por levar os sons das regiões Norte e Nordeste do Brasil para a Europa, a cantora já gravou músicas de grandes compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, João do Vale e Waldemar Henrique. Nazaré também é compositora de canções como “Xapuri do Amazonas”, considerada um clássico da cultura paraense. Grande parte do trabalho da cantora foi produzido na França, onde ela reside há 31 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA