Programa da TV Brasil mostra como o murumuru contribui para a economia do Pará

'Amazônia Legal' foi gravado na cidade de Abaetetuba; episódio vai ao ar à meia-noite

Redação Integrada com informações da assessoria

À meia-noite desta quinta para sexta-feira (16), a TV Brasil exibe o segundo episódio da série "Amazônia Legal". Desta vez, o destino foi a cidade de Abaetetuba, no nordeste paraense, onde ocorre a produção do murumuru. Considerada praga há alguns anos, a palmeira cheia de espinhos era derrubada e queimada por coletores de açaí mas, hoje em dia, é preservada devido à descoberta do valor econômico dos frutos.

A partir do apoio técnico da iniciativa privada - principal compradora da matéria-prima - agroextrativistas da região se organizaram em associações e cooperativas para o aproveitamento pleno da planta, em escala industrial. O murumuru ajuda a vida dos moradores locais, que podem preservar a floresta e se beneficiar dela.

Toda quinta-feira, o engenheiro agrônomo e Ramom Morato percorrem mais de 21 mil quilômetros no território da Amazônia Legal em busca de arranjos produtivos que dão certo e apontam caminhos para o desenvolvimento sustentável da região. Com direção de Welder Alves, a série analisa como a iniciativa privada pode investir em pesquisa, inovação e apoio técnico para fortalecer as cadeias da sociobiodiversidade na Amazônia. 

Em 13 episódios de 26 minutos, personagens, especialistas, pesquisadores, economistas e cientistas colaboram para o entendimento dos arranjos e seus impactos nos cenários visitados.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Televisão
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM TELEVISÃO

MAIS LIDAS EM CULTURA