CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto Retumbaiá leva cultura e danças circulares aos paraenses

I Mostra Retumbaiá ocorre neste final de semana, com atividades nos dias 17 e 19 de setembro, e no dia 17 de outubro

O Liberal

“RetumBaiá" dá nome à I Mostra de Danças Circulares & Culturas Populares da Amazônia, que será realizada a partir deste final de semana, em Belém. O projeto foi um dos contemplados pelo Prêmio Edital Culturas Populares – Categoria Cultura em Movimento, da lei Aldir Blanc. O projeto visa o diálogo transdisciplinar sobre as danças circulares e outras poéticas das tradições brasileiras na Amazônia, reunindo antigos e novos focalizadores das danças circulares, artistas, educadores, mestres, brincantes e uma equipe de pesquisa, produção e comunicação.

Segundo a coordenadora geral do projeto, Maria Esperança Tenetehara, “O Retumbaiá é um projeto que está dentro do programa Mainumy, que traz danças e poéticas brincantes. Esses versos que acompanham o carimbo, o samba de cacete, são tradições do Brasil como um todo e que nessas andanças da vida eu fui colhendo essas culturas. E ai constatei que alguns versos se repetiam. É uma forma de interpretação que não é só minha, pra dizer que essas tradições, essas poéticas que muitas vezes a gente não valoriza, são muito mais profundas do que imaginamos”, explica.

“No evento, a gente traz um pouco de algumas tradições de dança, canto, poéticas e além disso, podemos resumir em uma palavra: retumbaiá mesmo (risos). O nome “RetumBaiá” tem sua etimologia imaginária fundada nas palavras “retumbar” (de ressoar) e “baiá” (dançar/brincar). Termos que encontram contexto simbólico nas tradições devocionais afro-amazônidas, destacando-se o Retumbão da Marujada de São Benedito de Bragança/PA, e o Tambor de Mina e o Baião de Princesas do Maranhão”, reforçou a coordenadora.

Hoje (17), a Roda Brincante ManiFesta das Águas convida o público a participar da prática, a partir das 18h, na Praça Milton Trindade (Horto Municipal). Haverá interação, criação e recriação estética e cultural entre artistas, pesquisadores e o mestre de cultura popular Raimundo Borges, antigo colaborador da pesquisadora-proponente. Já no domingo (19), a programação segue com o Baile - Encontro Circular “Amazônia no Mundo, o Mundo na Amazônia”, a partir das 10h, no Solar da Beira – Ver-o-Peso. 

O encerramento do projeto será no dia 17 de outubro, com o lançamento digital do Site Mainumy – anDanças e poÉticasbrincantes, com a participação simbólica de Mestres-artistas brincantes, e um amplo público do Brasil e do Mundo.  Será o momento em que os pesquisadores-brincantes compartilharão ideias sobre o processo criativo do projeto, contando ainda com oficinas e relatos de aplicação dessa linguagem da dança nas diversas áreas.

 

Agende-se

I Mostra Retumbaiá

Data: 16 e 17/09

Programação:

Sexta (17) - Roda Brincante ManiFESTA DAS ÁGUAS

Hora: 18h

Local: Praça do Horto (Pça Milton Trindade) 

Domingo (19): Circular “Amazônia no Mundo, Mundo na Amazônia”

Hora: 10h

Local: Solar da Beira – Ver-o-Peso

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA