Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Professores do Rio de Janeiro ministram oficinas no 'Gafieira na Veia'

Os dançarinos e coreógrafos Alexandre Silva e Thaís Teixeira também farão apresentações durante o evento.

O Liberal

Os professores de samba de gafieira e samba de pé, Alexandre Silva e Thaís Texeira, do Rio de Janeiro, chegam a Belém para uma série de oficinas e apresentações no “Gafieira na Veia”, evento que acontecerá no Ponto de Cultura Marina Benarrós, a partir desta quinta-feira, 4. Também haverá um baile e feijoada dançante com a presença do casal de artistas carioca e de profissionais e alunos de dança da capital paraense. A programação se estenderá até o domingo, 7.

“Eu trabalho com dança de salão, com samba de gafieira, samba no pé, no Rio de Janeiro, há 25 anos. Eu já viajei o Brasil todo dando aulas e palestras sobre a cultura do samba de gafieira e um pouco da história do gênero musical do samba”, conta o dançarino coreógrafo e pesquisador Alexandre Silva. Ele foi campeão do Gafieira Brasil, competição referência do gênero, em 2015. Ele também já se apresentou ao lado de Alcione, Alexandre Pires, Jair Rodrigues, Elza Soares e Zeca Pagodinho, inclusive, em produções audiovisuais, como a novela “Força do Querer”, da Globo.

Já Thaís Teixeira, iniciou no balé aos cinco anos de idade, aos 13 anos iniciou na dança de salão e, aos 15 anos, iniciou desfilando como passista no Salgueiro, uma das maiores escolas de samba do Rio. “Em setembro de 2019, iniciei na dança de salão profissionalmente com meu partner Alexandre Silva e participei do grupo dos gafieiristas da companhia de dança do Alexandre”, conta. Este ano, ela participou da live de lançamento do DVD de samba de Wesley Noog, no Rio, ao lado do parceiro de dança.

“Estamos promovendo o intercâmbio cultural e potencializando a dança em Belém, em especial, o samba de gafieira. Cada vez mais o samba está ganhando espaços, casas de show e as pessoas estão procurando aprender a sambar”, conta o professor César Cordeiro, um dos organizadores do Gafieira na Veia, ao lado do professor David Silva e do próprio Alexandre Silva.

Os pontos altos da programação serão o baile de gafieira, no sábado, 6, a partir das 21 horas, e a feijoada dançante, no domingo, 7, a partir do meio-dia. Em ambos, o casal de artistas cariocas irá se apresentar e também os professores de Belém convidados, bem como os alunos de dança. No baile haverá uma banda completa tocando vários ritmos, sob o comando do professor Cizinho Pamplona, enquanto a feijoada dançante terá samba e pagode também com música ao vivo com o grupo Choro Guardado. Os dois eventos acontecerão no ponto de cultura Marina Benarrós com venda de ingressos.

As oficinas irão ministrar aulas para iniciantes, alunos já iniciados (intermediário) e também no nível avançado (profissionais). “Estamos com oficinas de samba de gafieira e de samba no pé, inclusive, com o objetivo de atender mestre-sala e porta-bandeira”, destaca César.

Oficinas

Nesta quinta, 4, às 20h, acontecerá a oficina “O Samba de gafieira e a sua história” para alunos de todos os níveis. Na sexta, 5, às 18h30, “O segredo da base” para os níveis iniciante e intermediário, e às 20 horas, “Trabalho de pulsação no abraço verticalizado” para o nível avançado. No sábado, 6, às 13 horas, “Pica-pau e suas variantes e pulsação corporal no samba de gafieira”; e às 15 horas, “Como se deslocar no salão de gafieira” para todos os níveis. No domingo, 7, às 10h30, acontece a oficina de samba no pé para todos os níveis. Cada oficina custa R$ 100, mas há promoções para casais e também para pacotes de oficinas.

Informações e vendas de ingressos ao baile e à feijoada dançante, bem como inscrições às oficinas pelos telefones: (91) 98132-6005 e 98222-1211.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA