CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Primeira candidata transgênero do Miss Universo diz que se alegra em servir como exemplo

Angela Ponce entra para a história representando a Espanha no tradicional concurso

Agência Reuters
fonte

Como muitas outras participantes do concurso Miss Universo, Angela Ponce cresceu assistindo ao espetáculo glamoroso na televisão e sonhando em um dia representar seu país. Neste ano, seu sonho se realizou, com Angela entrando para a história como a primeira candidata transgênero nos 66 anos do evento.

"As mulheres trans vêm sendo perseguidas e apagadas há muito tempo. Estou mostrando que as mulheres trans podem ser o que quiserem", disse Angela, que foi eleita Miss Espanha no início deste ano.

"Tenho orgulho de ter a oportunidade de usar esta plataforma para uma mensagem de inclusão, tolerância e respeito pela comunidade LGBT+", disse durante entrevista em Bangcoc, onde a final será realizada no dia 17.

A Organização Miss Universo, responsável pelo concurso de beleza, acabou com uma proibição a candidatas transgênero em 2012. A competição é transmitida em mais de 190 países, com público anual estimado em meio bilhão de espectadores.

Considerada por diversas casas de aposta como a favorita para conquistar a coroa, Angela é voluntária em uma organização espanhola sem fins lucrativos que trabalha com famílias e crianças que lidam com questões ligadas à identidade de gênero.

Crianças transgênero muitas vezes enfrentam a depressão e pensamentos suicidas, afirmou. "Nasci em um mundo, em uma sociedade que realmente não estava preparada para mim. Tive o apoio da minha família, mas mesmo assim sofri discriminação e não tinha modelos a seguir", disse.

"Tantas crianças sofrem discriminação por serem diferentes. É importante dizer a elas que elas têm direito de ser quem são, quem quiserem ser", disse à Thomson Reuters Foundation.

Angela, de 26 anos, disse que foi barrada de várias competições de moda por ser transgênero. "Quando fui eleita Miss Espanha fiquei muito empolgada", disse. "Quando colocaram a coroa fechei os olhos para absorver aquilo, porque sabia que era um momento muito significativo".

Também é significativo que o concurso deste ano contará com uma comissão de seleção só de mulheres, informou uma porta-voz da Organização Miss Universo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA