CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Epaminondas Gustavo comanda bloco que reforça consciência social

Bloco 'Atrás dos Sem Aquele' desfila neste domingo falando de reciclagem

Lucas Costa

“Pega dois bárdi e vem! Vâmu alimpá toda Belém!”, é com esse grito que o bloco Atrás dos Sem Aquele ganha as ruas de Belém neste domingo (2). Comandado pelo comediante Epaminondas Gustavo desde 2014, este ano os brincantes saem em cortejo do Bar e Restaurante Municipal, puxados pelo Boi de Máscaras Vaca Velha de São Caetano. 

O bloco existe desde 2014, sempre com um tema ligado a consciência social, que também norteia uma campanha praticada pelo bloco, assim como uma marchinha composta para cada ano. Em 2017, por exemplo, o bloco saiu em combate ao trabalho infantil; em 2018, falou sobre a importância do aleitamento materno; e em 2019, fez uma campanha de combate a violência doméstica. 

Em 2020, o bloco tem como tema o meio ambiente, e está ligado a Associação Amigos de Belém, com o projeto “Reciclando Lixo, Transformando Vidas”, que trabalha com ex-detentos. O evento não tem fins lucrativos; dessa forma, a venda dos abadás é usada para custear a infraestrutura do bloco, assim como o valor remanescente é doado à instituição ligada a campanha do ano. 

“Estou imaginando que dessa vez teremos um bom valor para fazer a doação”, diz Epaminondas.

Na tarde de domingo, os brincantes começam a concentração no Bar Municipal, e saem em cortejo às 16h, em um percurso que deve dar uma volta na Praça Brasil. Também na onda da reciclagem, o bloco quer gerar menos resíduos, dessa forma, os abadás virão junto a um copo ecológico.

Ao final do cortejo, quando o bloco retorna ao Bar Municipal, o público poderá curtir a programação musical do local. Os brincantes com abadá poderão circular pelo espaço do estabelecimento.

Quem nunca acompanhou a folia produzida por Epaminondas Gustavo talvez não conheça a origem do nome do bloco. “Atrás dos Sem Aquele” trata-se de uma expressão utilizada em são Caetano de Odivelas, onde Epaminondas morava quando criança. Nesse caso, “Aquele”, serve para expressar tudo o que se queria dizer quando não se encontrava a palavra exata.

Agende-se

Bloco Atrás dos Sem Aquele, com Epaminondas Gustavo

Domingo, 2, às 16h

Local: Bar Municipal (R. Municipalidade, 1643 - Umarizal)

Abadás: R$ 35

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA