CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vale Música Belém leva apresentações de alunos para as redes sociais

"Pequenas crianças, grandes músicos!" vai apresentar vídeos feitos pelos alunos em isolamento social

Lucas Costa
fonte

Todo o talento que transborda dos alunos do projeto Vale Música Belém segue impedido de subir aos palcos físicos, mas a partir desta quarta-feira (14) eles tomam as redes sociais semanalmente, com vídeos de apresentações gravadas à distância. A iniciativa carrega o tema “Pequenas crianças, grandes músicos!”, e vai exibir toda quarta-feira, um novo vídeo das crianças que participam do projeto, nas redes sociais do Vale Música Belém.

Nesta quarta-feira, dia 14, os alunos do Coro Infanto-Juvenil Vale Música apresentam a canção "Brincar de viver", composição de Guilherme Arantes e Jon Marcus Lucien, que ficou famosa na voz vibrante de Maria Bethânia. Também já é possível conferir os vídeos do Conjunto de Flauta Doce, orientados pela professora Débora Azevedo, disponíveis nas redes sociais do projeto.

A programação traz, no dia 21/4, o Grupo de Violinos Mirim Vale Música, sob responsabilidade dos professores Igor Amaro e Peter Gomes. E finalizando as apresentações do mês, o vídeo do Grupo de Percussão Gito Vale Música, coordenado pelo professor Marcos Matos, será exibido no dia 28/4.

O professor de violino e viola do projeto Vale Música Belém, Igor Amaro, destaca a importância do palco na formação dos músicos, no sentido de pôr em prática e mostrar ao público o que vem sendo aprendido. Na falta dele, os espaços virtuais tornaram-se alternativas indispensáveis.

“Como estamos vivendo esse novo normal, a gente não tem palco, não tem contato ou plateia; então estamos fazendo isso de forma on-line com o ‘Pequenas crianças, Grandes músicos’[...]. É uma programação com o intuito de fazer os alunos tocarem, e mostrar um pouco do nosso trabalho, que não estamos parados, e estamos realmente nos esforçando bastante diante de todas as dificuldades, que a gente passa para conseguir desenvolver esse trabalho de uma forma bem produtiva. E esse projeto veio pra fazer bem para nós, assim como as pessoas que vão estar assistindo, as famílias das crianças, os parentes que não podem ver as crianças durante a pandemia, agora podem vê-las tocando”, explica Igor.

O professor conta ainda sobre a satisfação em assistir aos vídeos, com as crianças do projeto pondo em prática os aprendizados do último ano, principalmente considerando a dificuldade enfrentada por todos na adaptação. Por ser um projeto que atende crianças de comunidades carentes e periferias de Belém, as aulas on-line foram um desafio desde o início, tanto para os professores quanto para os alunos.

“Se torna muito satisfatório ver o resultado de todo esse esforço, que tem sido tanto para nós, professores, quanto para a criança que é aluno, de fazer dar certo, conseguir tocar afinado, conseguir tocar junto. Principalmente a turma conjunta, que é mais complicado porque são vários alunos tocando, cada um na sua casa, e a gente precisa sincronizar perfeitinho. É muito satisfatório quando isso funciona”, conclui Igor, que tem ainda mais motivos para ficar orgulhoso do trabalho, pois sua formação musical também começou pelo Vale Música, quando tinha 8 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA