Sonoridade amazônica do Trio Manari será gravada em DVD

O público participará da gravação em show no Teatro Waldemar Henrique.

Bruna Lima
fonte

Há 18 anos mergulhados em um trabalho de pesquisa voltado para as sonoridades da Amazônia, Marcio Jardim, Nazaco Gomes e Kleber Benigno (Paturi), o "Trio Manari", convida o público  para celebrar essa trajetória participando da gravação do seu 1º DVD, "Sons da Floresta". Dos dois dias de gravação, a quarta-feira (5) será reservada para o público em troca da doação de 1kg de alimento não-perecível para doação. O show acontecerá no Teatro Waldemar Henrique, às 19h, na Praça da República. Os convites já estão disponíveis nesta terça-feira (4).

O projeto traz a participação de parceiros e novidades da música percussiva amazônica. Há quase duas décadas o Trio Manari busca conhecimento baseado na referência de pesquisadores mais experientes e diante de mestres de várias regiões do Estado. "Nós pesquisamos individualmente de acordo com nossas preferências e rumos. Depois comungamos e partilhamos do conhecimento. E é com essa junção que fazemos um laboratório sobre os ritmos populares da Amazônia", explica Paturi.

Fazendo uma retrospectiva nessa trajetória da percussão, Paturi diz que no início não foi nada fácil introduzir a percussão da Amazônia nos grupos musicais, pois os artistas já estavam acostumados com os instrumentos tradicionais da percussão convencional. A introdução dos curimbós do Pará, dos pandeirões do Maranhão e o marabaixo do Amapá causou uma certa estranheza para muitos grupos.

Mas, em meio à resistência e dificuldade, tiveram grupos mais abertos que aceitaram essa marca da Amazônia. "Eles começaram a abrir os olhos para essa sonoridade, que acabou ajudando a trazer peculiaridade e o diferencial dessas bandas. Hoje, temos vários grupos de percussão com essa referência. Esse suingue precisa ficar mais evidente e a reflexão que fica é que o tempo foi generoso para o amadurecimento dessas bandas. O trio manari não é apenas um grupo musical é um dos veículos da cultura do Pará", completa Paturi.

O que marca a gravação do DVD é a celebração entre amigos que há 18 anos trabalham e sonham juntos, mas que a relação de amizade existe há mais de 30 anos. A gravação será em dois dias e, em uma das etapas, eles fazem questão da participação do público.

O repertório do DVD terá oito músicas sendo quatro dos dois primeiros discos, como "Sambarimbó" e "Dançando no rio" e mais quatro canções inéditas, as quais vem sendo trabalhadas há três meses em laboratório. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA