Sambista Sombrinha faz show especial para Bilão da Canção

A programação conta com um palco 360º para a melhor participação do público

Bruna Lima
fonte

O aniversário é do Bilão da Canção, mas quem ganha presente é o público com a presença de uma das principais referências do samba carioca, Sombrinha, em show especial nesta sexta-feira (31), no Pará Clube. A programação conta com um palco 360º para a melhor participação do público.

Sombrinha é uma das principais referências do samba carioca. Nascido em família de músicos, o artista acredita que essa influência lhe ajudou a trilhar nesse caminho da arte. Desde os nove anos de idade começou a tocar instrumentos de samba em rodas de família. Aos 16 anos passou a se apresentar em casas noturnas. Até que com 18, já era um profissional, gravando com Baden Powell e os Originais do Samba.

Falar de Sombrinha é falar do grupo Fundo de Quintal, já que o músico foi um dos fundadores do grupo no Rio de Janeiro ao lado de Almir Guinéto, Jorge Aragão, Bira, Ubirany, Sereno e Neoci. Apesar da convicção de que o samba já está eternizado, o sambista faz algumas reflexões sobre as gerações que vem atravessando e, a principal delas, é a perda da 'malandragem'.

"O samba já se eternizou e vai ficar para sempre no coração e na cabeça do povo. Mas o que eu percebo é que vem perdendo a malandragem. Ando sentindo falta das produções vindas dos morros, das vielas e dos becos. As letras mais atuais estão muito prosaicas. Venho sentindo falta disso no samba. Uma malandragem boa", pontua.

Por falar em nova geração e da sobrevivência do samba, Sombrinha fala da relação com os sambistas paraenses. Ele diz que há 30 anos tem uma relação estreita com os músicos locais. "Com frequência vou em Belém, em torno de três vezes ao ano e é sempre muito bom voltar, pois reencontro amigos como Bilão, Jango, a galera do Rancho, entre outros", destaca.

Ele diz que é satisfatório perceber a evolução do samba paraense, que possui uma pegada diferente. E fica contente, pois enxerga músicos engajados com a produção e com a composição do gênero. "Me sinto muito bem em Belém. As pessoas estão tocando bem e dando continuação a esse legado. Aqui a pegada é outra, até porque a do Rio de Janeiro é única, mas tudo é samba", pontua o sambista.

O ano de 2019 é especial para Sombrinha, pois em agosto ele completa 60 anos de idade. E para comemorar o momento o artista planeja lançar o primeiro DVD de sua carreira, com a regravação de alguns de seus sucessos. E também já está sendo trabalhado um livro sobre sua vida feito por Marcos Sales.

"Estamos planejando algumas coisas para os meus 60 anos, embora ainda esteja em fase de planejamento. Mas uma coisa é certa, quando fizermos a gravação do DVD vai ser aqui no Rio de Janeiro", completa. Em novembro, o artista segue em turnê pela Europa como vem fazendo ao longo de 11 anos de sua carreira.

E sobre o show em Belém, na comemoração de aniversário do Bilão, ele vai cantar músicas lado B, músicas mais antigas que não tocaram na rádio. "Vai ser um momento de reviver isso e quando vou a Belém o público sempre pede essas canções. Mas também vou cantar Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e entre outros ícones", promete o sambista.

Ao longo da carreira, Sombrinha acumulou dez Prêmios “Sharp de Música”, desde a época do Fundo de Quintal. Três deles como melhor composição, para as canções "Além da razão", "Nas rimas do amor" e "Ainda é tempo pra ser feliz". É afilhado da saudosa Beth Carvalho e por muitos anos fez dupla com Arlindo Cruz.

O evento trará também participações especiais de artistas renomados no cenário do samba paraense, sendo eles; Grupo do Bilão, Júnior Bambo, João Lopes, Rafaela Travassos, Daniel Cardoso e Nazo Voxx.

Agende-se:
Show de Sombrinha em Belém
Data:sexta-feira, 31, 
Local: Pará Clube (Tv. Lomas Valentinas, 1507)
Ingressos: Pista - R$ 20,00 / Camarote para 10 pessoas - R$300,00
Informações: 98951-7183

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA