CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto Vale Música mantém agenda de atividades online durante a pandemia

'Bate-Papo Musical' e a série 'Vale Música Belém em Casa' estão entre as atividades

O Vale Música Belém, desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), tem ajudado os estudante a continuarem conectados com a arte e até montaram uma agenda com diversas atividades online.

A agenda online tem o objetivo de dar continuidade as atividades pedagógicas e artísticas desenvolvidas no Vale Música a partir de cinco ações: aulas online, com os professores do Vale Música Belém; masterclass online com professores convidados que participam de convênios com orquestras nacionais, como a Orquestra Sinfônica Brasileira.

A ação é realizada dentro do Programa Vale Música. A agenda online envolve também entrevistas com nomes do cenário musical, tratando de aspectos profissionais da carreira; exibições pockets de apresentações realizadas pelos alunos do Vale Música Belém e exibições de concertos realizados anteriormente pelo projeto.

Entre as atividades realizadas pelos professores e alunos estão uma série de lives no Instagram, com o “Bate-Papo Musical”, que conta com a participação de personalidades da música; a série “Vale Música Belém em Casa”, produzida a partir de vídeos com pequenos concertos dos alunos dos grupos musicais, e a série “TBT Vale Música Belém”, com a publicação de fotos e vídeos de concertos que já apresentados pelo projeto.

O regente da Orquestra Jovem Vale Música, que integra a equipe de professores do projeto e também um dos organizadores dessas ações, Renan Cardoso, destaca que a finalidade das atividades é  manter o contato com alunos e o público.

“Decidimos seguir com nossas atividades educacionais de maneira virtual, a partir de uma rotina de aulas e avaliações online e também levar ao público, antigas apresentações, queremos oferecer um pouco de conforto por meio da música nesse momento tão complicado para todos nós", diz.

Assim como os alunos se adaptaram às novas ferramentas de aprendizagem, os professores também se apropriaram dos meios virtuais para lecionar. Para Débora Azevedo, professora de flauta doce e regente do Grupo de Flauta Doce Vale Música, algumas janelas se abriram para os professores.

“Nós tivemos que buscar conhecimentos sobre ferramentas de ensino diferentes das usuais, pois é preciso pesquisar e se atualizar nesse momento. E mesmo pela tela do celular, parece que estamos juntos, pois continuamos ligados pela música".

Para Renan, o maior desafio é manter a proximidade dos alunos neste momento. "Para mim, como regente e, para todos nós como professores, o obstáculo maior é estar cada vez mais próximo de todos de maneira virtual. Estamos tentando diminuir essa distância utilizando todos os meios de comunicação possíveis".

Os esforços dos professores estão sendo bem recebidos pelos alunos. "As crianças nos surpreenderam. Estão empenhadas e comprometidas com as atividades propostas. O interesse delas é muito grande, nós fazemos gravações de vídeo, corrigimos as notas musicais e passamos tarefas. Eles fazem questão de mostrar que estão estudando e isso é muito gratificante", conta a professora Débora Azevedo.

Pedro Teixeira, que toca violino na Orquestra Jovem Vale Música, é um desses alunos. Para ele, a experiência dos concertos que fez sozinho e por videoconferência com os colegas da Orquestra tem sido diferenciada.

"As apresentações são importantes, pois todo músico precisa de plateia para mostrar a sua arte. Estou gostando bastante. No geral, tudo tem sido de muito aprendizado e de esperança de que dias melhores virão", comenta.

O jovem violinista ressalta que segue focado. “Mesmo à distância, continuo conversando com amigos e professores sobre os repertórios e como vão ficar as aulas quando tudo isso passar. O nosso instrumento é como se fosse o nosso corpo, se pararmos de tocar ele começa a enfraquecer e é por isso que precisamos continuar", afirma.

As ações online podem ser acompanhadas pelas redes sociais oficiais da FAM: /fundaçāoamazônicademúsica (facebook) e @fambelem.oficial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA