CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mestre Bené ganha show solidário em Belém após acidente

Vários mestres de diversos municípios paraenses participam da programação

Enize Vidigal
fonte

Vários mestres e mestras de carimbó da capital e do interior paraense aquecem os batuques nesta quinta-feira, 14, no Espaço Cultural Apoena. O Coletivo Mestres & Mestras do Carimbó do Pará realiza o show solidário "Um Zimba Pra Mestre Bené". Toda a renda arrecadada com a venda dos ingressos será revertida em favor do Mestre Bené Costa, do grupo "Os Brasileirinhos do Guamá", de São Miguel do Guamá, que se recupera de um grave acidente de motocicleta.

O Mestre Bené, 52 anos, é um dos grandes compositores de carimbó com uma rica trajetória nesse movimento cultural. Ele se acidentou no dia 5 de janeiro, em São Miguel do Guamá, no nordeste do estado, quando se chocou contra outra motocicleta. Ele esteve internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, mas segue se recuperando em casa, em São Miguel do Guamá.

O Mestre Bené explicou para a reportagem que está com quatro costelas fraturadas, a escápula e um lado do rosto fissurados, além de uma hemorragia no olho direito. Ele passa por exames médicos para ser submetido a uma cirurgia no tendão do braço direito. "Não perdi a vida pela graça de Deus. Não era a minha hora".

Ele começou a tocar e a cantar nas rodas de carimbó aos 10 anos de idade, no grupo Arauaitê, de Irituia, também no nordeste do estado. Depois se juntou à Marujada de São Benedito, em Bragança, e começou a atuar no "Brasileirinhos do Guamá", do qual é hoje o principal compositor e mestre do grupo. "Meu barco vai navegar" e "Carimbó de São Benedito de Irituia" são algumas das composições dele.

Vários mestres e mestras do interior paraense se interessaram em vir contribuir com o show solidário, como a Mestra Claudete, do grupo Sereias do Mar, e o Mestre Manoel, ambos de Marapanim; a Mestra Nazaré do Ó, de Icoaraci; o Mestre Haroldo, de Salinas; Mestre Hailton, do grupo Modelo de Castanhal; Mestre Lavic, de Colares; Mestre Come Barro, de Quatipuru; Mestre Cazuza, de Santa Bárbara; e outros. Ainda, os músicos convidados Júnior Amaral e Jason Leão, do Grupo Sancari; Marcelino Santos; e Alan Chaves.

"Ele vive da música e não pode exercer a função que tanto ama. O que ele mais gosta é de tocar", descreve o Mestre Lucas Bragança, do grupo Sancari de Belém, que é um dos organizadores do show solidário. "O espaço foi cedido para esse show solidário. Nenhum artista está cobrando cachê. Tudo para ajudar o Mestre Bené. Vai ser um encontro de mestres e mestras muito bacana. O público pode esperar 3h30 de muito show de carimbó", destaca Lucas Bragança. Ele também vai se apresentar, organiza o evento junto com Isaac Loureiro, coordenador-geral da campanha que conseguiu o reconhecimento do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Serviço:

Show do Coletivo de Mestres & Mestras do Carimbó do Pará
Data: quinta-feira, 14, das 20h30 à meia-noite
Local: Apoena (Av. Duque de Caxias, 450, esquina com Travessa Antônio Baena, Marco)
Ingresso a R$ 10 à venda no local
Informações: (91) 98410-3833

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Música
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MÚSICA

MAIS LIDAS EM CULTURA