Curso "Pandeiro Livre" está com inscrições abertas

Aulas são comandadas pelo percussionista Douglas Dias

Bruna Lima/Redação Integrada

O pandeiro é um instrumento universal que passeia por diversos ritmos brasileiros. Pensando nessa diversidade, o percussionista Douglas Dias criou o curso "Pandeiro Livre", que está com as inscrições abertas para a turma de carnaval. As aulas começam no próximo dia 15 de janeiro, no Núcleo de Conexões Na Figueredo e são sempre às terça-feiras, de 19h às 21h.

O investimento pelo curso é de R$40,00 mensal e funciona por módulos. No curso, as pessoas têm oportunidade de conhecer como tocar o instrumento,a história e fundamentos baseados nas técnicas deixadas por mestres como Márcio Jardim, Luis Sampaio Sciose, Emílio Mininéia, Jackson do pandeiro,Jorginho do Pandeiro,Marcus Suzano,Gilberto Campelo,Tadeu Campany e entre outros.

Douglas Dias vem fazendo um trabalho de pesquisa e o objetivo é conhecer e expandir o conhecimento com relação a esse instrumento que é usado não apenas no Brasil, mas em demais cantos do mundo. "Estou cada vez mais em busca de conhecimento por meio do pandeiro e suas diversas tipologias que existem no Brasil e no mundo. Como é o caso do samba de cacete, o carimbó, o marabaixo no pandeiro.Nestes dois últimos ritmos existem especificidades de tipos de pandeiro", detalha.

As atividades do "Pandeiro Livre" iniciaram no mês de agosto no ano passado e no encerramento dos módulos a intenção é que o grupo se apresente durante uma programação cultural. No mês de dezembro do ano passado, a turma do pandeiro livre se apresentou na Kasa Koentro durante o casamento LGBTI.  Além dessa parte prática, o aluno também recebe teoria musical como forma de desenvolvimento de leitura por meio das peças. "O curso inclui aprendizado, diversão e terapia, pois a música desperta uma infinidade de sentimentos e benefícios", completa o percussionista.

A turma de carnaval vai até a metade do mês de fevereiro e ao final das atividades o grupo se apresentará em uma grande roda de samba em homenagem ao sambista Bezerra da Silva. O local da festa está sendo definido e vai ter como participação Bruna Cruz e Larissa Medeiros do Bando Mastodontes, grupo Tamboiaras, a cantora Lorena Bianco e Edson katendê. A apresentação está programada para o dia 17 de fevereiro.

Agende-se

Curso Pandeiro Livre
Local: Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449)
Início das aulas: 15/01/19. 
Hora: 19h às 21h
Investimento: R$40,00 (mensal)
Contatos: 982875635/ 987511751

Música
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!